ASPECTOS RELACIONADOS À OFERTA DE COLOSTRO NA IMUNIDADE E SAÚDE DE BEZERRAS LEITEIRAS

  • Maria Amélia Agnes Weiller Universidade Federal de Pelotas/Doutoranda
  • Viviane Rohrig Rabassa Faculdade de Veterinária - UFPel Professora Adjunta de Semiologia
  • Márcio Nunes Correa Universidade Federal de Pelotas/Professor Titular
  • Francisco Augusto Burkert Del Pino

Resumo

A criação de bezerras é ponto crucial para o bom desempenho de uma propriedade leiteira. Para garantir o sucesso da criação, o fornecimento de um colostro de qualidade tem papel central neste processo. Isso ocorre porque o tipo de placentação dos bovinos não permite a transferência de imunoglobulinas da mãe para o feto durante a gestação, associado ao fato de que, ao nascimento, estes animais ainda não têm seu sistema imune totalmente desenvolvido, sendo desta forma, dependentes das imunoglobulinas provenientes do colostro. Esta revisão tem o objetivo de trazer informações importantes relacionadas a imunidade de bezerras leiteiras, e que tem impacto direto na criação destes animais. Assim, será discutido brevemente como ocorre o reconhecimento de células invasoras pelo sistema imune, o desenvolvimento da imunidade em neonatos bovinos, a importância do fornecimento do colostro para a saúde dos bezerros e fatores relacionados à qualidade do colostro bovino. Por fim, abordaremos as diferentes maneiras possíveis de avaliar este colostro, destacando em seguida os impactos de uma má colostragem sobre o desempenho e saúde animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia Agnes Weiller, Universidade Federal de Pelotas/Doutoranda
Medica Veterinária, especialista em Medicina Veterinária Preventiva pela UFSM, mestre em Ciências Veterinária pela UFPel e doutoranda em Ciência Animal pela UFPel. Docente do IFRS campus Bento Gonçalves.
Publicado
2020-06-15
Como Citar
Weiller, M. A. A., Rohrig Rabassa, V., Nunes Correa, M., & Burkert Del Pino, F. A. (2020). ASPECTOS RELACIONADOS À OFERTA DE COLOSTRO NA IMUNIDADE E SAÚDE DE BEZERRAS LEITEIRAS. Science and Animal Health, 7(2), 80-104. https://doi.org/10.15210/sah.v7i2.14667
Seção
Ciência Veterinária Básica