INFLUÊNCIA DO TOLTRAZURIL 5% SOBRE A EXCREÇÃO DE OOCISTOS E GANHO DE PESO EM BEZERRAS LEITEIRAS COM COCCIDIOSE SUBCLÍNICA

  • Marcelo Moreira Antunes Universidade Federal de Pelotas
  • Rubens Alves Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Natália Ávila de Castro Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Elizabeth Schwegler Instituto Federal de Santa Catarina Campus Araquari
  • Viviane Rohrig Rabassa Universidade Federal de Pelotas
  • Raquel Fraga e Silva Raimondo Universidade Federal de Pelotas
  • Lucas Balinhas Farias Universidade Federal de Pelotas
  • Marcio Nunes Corrêa Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O objetivo deste estudo foi demonstrar a eficácia do Toltrazuril 5% no tratamento da coccidiose subclínica, através da avaliação da excreção de oocistos nas fezes e do ganho de peso de bezerras leiteiras naturalmente infectadas por Eimeria spp. durante as três primeiras semanas de vida. Foram selecionadas 22 bezerras, com 20 e 35 dias de idade, mantidas nas mesmas condições de criação e com presença confirmada de oocistos nas fezes (dia -7 do estudo). As bezerras foram divididas aleatoriamente nos seguintes grupos experimentais: Tratamento (n=13), que receberam uma dose oral de 3 mL/10 kg de peso vivo (15 mg/kg) de Toltrazuril 5% no dia 0, uma semana após a confirmação da eliminação de oocistos (dia -7); e grupo Controle (n=9), que receberam uma dose oral de 3 mL/10 kg de peso vivo de solução de NaCl 0,9%, como placebo. As coletas de fezes para avaliação da eliminação de oocistos foram realizadas nos dias -7, 0 e 14, enquanto que a avaliação do peso corporal foi realizada nos dias 0, 14 e 32. O tratamento com Toltrazuril 5% reduziu a eliminação de oocistos e o percentual de bezerras infectadas, além de ter proporcionado um maior peso final para as que receberam o tratamento. Dessa forma, o Toltrazuril 5% se apresenta como uma alternativa viável para minimizar os efeitos deletérios da coccidiose subclínica e evitar o aparecimento da forma clínica da doença, evitando assim o retardo no desenvolvimento durante a fase inicial de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Federal de Pelotas
Médico VeterinárioMestrando em Biotecnologia UFPelIntegrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária NUPEEC.
Rubens Alves Pereira, Universidade Federal de Pelotas
Farmacêutico IndustrialPós-Doutorando em Veterinária UFPelIntegrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e e Extensão em Pecuária NUPEEC.
Natália Ávila de Castro, Fundação Universidade Federal de Rondônia
Médica VeterináriaMestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UNIR.
Elizabeth Schwegler, Instituto Federal de Santa Catarina Campus Araquari
Médica VeterináriaProfessora Substituta do IFSC - Campus Araquari.
Viviane Rohrig Rabassa, Universidade Federal de Pelotas
Médica VeterináriaProfessora Adjunta de Semiologia UFPelIntegrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária NUPEEC.
Raquel Fraga e Silva Raimondo, Universidade Federal de Pelotas
Médica VeterináriaPós-Doutoranda em Veterinária UFPelIntegrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária NUPEEC.
Lucas Balinhas Farias, Universidade Federal de Pelotas
Médico VeterinárioIntegrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária NUPEEC.
Marcio Nunes Corrêa, Universidade Federal de Pelotas
Médico VeterinárioProfessor Adjunto de Clínica Médica em Ruminantes UFPelCoordenador do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária NUPEEC.
Publicado
2014-03-19
Como Citar
Antunes, M. M., Pereira, R. A., de Castro, N. Ávila, Schwegler, E., Rabassa, V. R., Raimondo, R. F. e S., Farias, L. B., & Corrêa, M. N. (2014). INFLUÊNCIA DO TOLTRAZURIL 5% SOBRE A EXCREÇÃO DE OOCISTOS E GANHO DE PESO EM BEZERRAS LEITEIRAS COM COCCIDIOSE SUBCLÍNICA. Science and Animal Health, 2(1), 67-79. https://doi.org/10.15210/sah.v2i1.2664
Seção
Medicina Veterinária Preventiva