OS TEMPOS DA ARTE FOTOGRÁFICA – UM ENSAIO EM PARIS
Resumo
Este trabalho visa um registro da pesquisa em andamento junto ao PPG em Artes Visuais e propõe uma reflexão sobre questões que envolvem a fotografia e o tempo. São abordadas possibilidades da fotografia artística que permitem expandir o tempo do fazer fotográfico, incorporando temporalidades de todo o processo de criação, desde a teatralização fotográfica na pré-produção, a representação do tempo na fotografia, até a seleção e edição das imagens na pós-produção. Por fim, é apresentado o resultado de um ensaio inspirado em Edgar Degas, em uma série de fotografias que compõe uma narrativa, envolvendo a fotografia, a pintura e a dança, onde questões do tempo foram consideradas.THE TIMES OF PHOTOGRAPHIC ART - AN ESSAY IN PARISAbstract: This paper aims to record ongoing Masters research at the Postgraduate Program in Visual Art/UFRGS, RS, Brazil and proposes reflection on issues involving photography and time. Possibilities of art photography are explored that allow expanding the time of making photography, incorporating temporalities into the whole creative process, from pre-production photographic theatralization, to representing time in photography, up to the selection and editing of images in post-production. In the end, we present the result as an essay inspired by Edgar Degas, a series of photographs that compose a narrative, involving photography, painting and dance, about which issues of time have been considered.Downloads
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)