Sobre a Revista

Foco e Escopo

2.1 Foco e escopo da revista

POLITICA  (PORTUGUÊS)   (English below)

Paralelo 31, o periódico eletrônico  semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, apresenta-se como uma publicação universitária com foco na produção de pesquisas nos contextos da arte contemporânea, no que tange as diferentes abordagens poéticas, históricas, teóricas e críticas.

Objetivos

Nosso objetivo é divulgar as questões e os temas em torno dos processos de criação e do ensino das artes, com isso busca favorecer o debate cultural acerca da produção artística em consonância com sua diversidade atual. 

A publicação pretende divulgar a reflexão crítica de pesquisadores que estudam e praticam a arte contemporânea, as artes e as artes visuais,  incluindo educadores, críticos, historiadores, pesquisadores, professores e pós-graduandos. Ao compartilhar experiências de pesquisa, a revista propõe abordar as múltiplas questões e fenômenos da arte contemporânea.

Ênfase nas Linhas de pesquisa

Incentivamos a experimentação e damos ênfase para as reflexões em torno das três linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Artes do PPGARTES/UFPel:

Educação em Artes e Processos de Formação Estética 

Estudos que tratam de processos educacionais em artes, relacionados a experiências estéticas e práticas pedagógicas, na educação formal e não formal. Processos de mediação e formação em artes, nas relações entre cotidiano, cultura e sociedade. Ênfase na arte como campo de saber aberto que envolve a historiografia da arte, teoria e crítica.

Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.  

Investigações no pensar e no fazer da arte, enfocando o processo de criação e as dimensões poéticas da produção artística contemporânea. Ênfase nas relações entre artes, sociedade, política, ética e linguagens nos contextos culturais e ligados ao cotidiano.

Histórias e Teorias das Artes e Transversalidades

Estudos das práticas artísticas, por meio de seus processos constitutivos e suas relações sistêmicas. Contempla o estudo das teorias e histórias nas suas múltiplas relações com as Artes, buscando diálogo entre os contextos do Sul do Brasil e os de âmbito nacional e internacional. Dedica-se a promover o desenvolvimento do pensamento crítico no campo das Artes, frente à diversidade dos modos de conhecer e de se relacionar com as manifestações artísticas, culturais e tecnológicas e suas inter-relações nos diferentes tempos históricos e com as influências na contemporaneidade, sem perder de vista a transversalidade com outros campos do conhecimento.

O campo de pesquisa em Artes se amplia e o número de pesquisadores no Brasil vem crescendo,  estimulado pela abertura de programas de pós-graduação. As publicações eletrônicas facilitam o acesso a referências bibliográficas significativas, de modo mais democrático, veiculadas para além das prateleiras das bibliotecas universitárias – as quais também renovam seus  repositórios digitais como a Guaiaca/UFPel, que visibiliza as dissertações de nosso Curso. São essas publicações eletrônicas que multiplica a circulação dos conhecimentos extramuros universitários.

PÚBLICO ALVO

O público alvo da revista é a comunidade acadêmica, artistas, pesquisadores das áreas de artes, ensino da arte, estética, crítica, e historiografia contemporâneas, bem como pesquisadores professores e estudantes de programas de pós-graduação em Artes. 

POLÍTICA DE SUBMISSÃO

Aceitamos submissões de pesquisadores na área das Artes com  ênfase na arte contemporânea e suas relações com a arte e o ensino da arte na contemporaneidade.

Autores devem ter título de Doutor, mas publicamos ocasionalmente doutorandos, notando que é preferível que todos os estudantes de programas de pós-graduação publiquem com seus orientadores e que é obrigatório para mestrandos e Mestres e doutorandos submeter textos em coautoria com seu orientador ou outro pesquisador doutor.

Notamos que Paralelo 31 publica apenas artigos originais e inéditos. Trabalhos que já foram publicados em outras línguas podem ser submetidos como traduções. 

Textos inéditos (artigos, relatos de experiência, ensaios verbais e resenhas) submetidos em outros idiomas não precisam ser traduzidos para o português se o texto estiver em francês, espanhol ou inglês.

DETECÇÃO DE PLÁGIO

Todas as submissões passam pela detecção de plágio em múltiplas línguas. Utilizamos o programa Plagiarisma para detectar a repetição de textose trechos previamente publicados.  Pedimos que os autores indicam casosde autocitação na lista de referências e no corpo do texto.

 

Version in English

2.1 Focus and scope of the periodical

POLICY

Parallel 31, is the half-yearly (semestral) electronic journal of the Postgraduate Program in the Arts of the Federal University of Pelotas, located in the city of Pelotas, state of Rio Grand do Sul, Brazil. It is published by the university and focuses on the production of research in the context of the contemporary arts and teaching the arts, considering different theoretical, critical, poetic and historical approaches.  

Objectives

Our objective is disseminating issues and subjects relating to the creative process and art teaching, in order to promote cultural debate about artistic production and its current diversity.

The publication aims to promote and circulate critical reflection of researchers who study and practice the contemporary arts, including educators, critics, historians, professors and post-graduate students. In sharing research experiences, the journal proposes to address the multiple unfolding issues and phenomena of the contemporary arts. 

Emphasis on lines of research 

We encourage experimentation and emphasize critical reflection on subjects related to the lines of research of the Masters and Doctoral Courses in the Arts at PPGARTES/UFPel: 

Education in the Arts and Processes of Aesthetic Education 

Studies dealing with educational processes in art, relating to aesthetic experiences and pedagogical practices in formal and informal education. Processes of mediation and professional training and education in art,  focusing on the relationships between everyday life, culture and society. Emphasis on art as an open field of knowledge that involves  its historiography, theory and criticism. 

Creative Processes and Poetics of Everyday Life. 

Investigations in the thought process and art making and doing, focusing on the process of creation and the poetic dimensions of contemporary  artistic production. Emphasis on the relationships between art, society, politics, ethics and languages in cultural contexts and associated with everyday life.

Histories and Theories on the Arts and Transversalities 

Studies and art practices, their constituent processes and sistematic relacionships. This line of research englobes the study of theories and histories and their multiple relationsships with the Arts, seeking dialogue between  Southern Brazilian, national and international contexts.  It is dedicated to promoting the development of critical thought in the filed of the Arts, in face of the diverse ways to get to know and relate to artistic, cultural and tecnological practicesand their interrelationships with diferent historical periods and in terms of contemporaneous influences, without losing sight of transversalities in other fields of knowledge. 

The fields of research in art expands and the number of researchers in Brazil has been growing, stimulated by the graduate programs which have opened in the past years. Electronic publications facilitate democratic access to meaningful bibliographical references, beyond the shelves of university libraries - which have also renewed their digital repositories such as Guaiaca / UFPel (http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/992), making our course’s dissertations available to a larger public. These electronic publications multiply the circulation of knowledge outside the university. 

TARGET AUDIENCE

The journal's target audience is the academic community, artists, researchers in the art field, art education, aesthetics, criticism and contemporary art history, professors and postgraduate students.

SUBMISSION POLICY

We accept submissions from researchers in all areas of the Arts with an emphasis on contemporary art practices and their relations to creative process, criticism, history and current practices of art education.

 Authors should have a Doctorate or PhD degree, but we also publish doctoral students, noting that it is preferable for all students in postgraduate programs to publish with their advisors and that this is obligatory for researchers with a Masters, master or doctoral students to submit texts in co-authorship with their advisor or with another doctoral level researcher. 

Papers which have already been published in other languages may be submitted as translations in Portguese.

Unpublished original papers do not need to be translated into Portuguese if they are in English, French or Spanish. 

Plagiarism Detection 

All submissions are submitted to a program used for detecting plagiarism in multiple languages. We use the online program Plagiarisma to detect the repetition of previously published texts and excerpts. Authors are requested to please indicate their own previously published works in the bibliography in case of self-citation. We note that Paralelo 31 only publishes original and previously unpublished papers.

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista Paralelo 31 adota avaliação por pares em sistema de pareceristas ad hoc e do Conselho Editorial com a colaboração de Professores pesquisadores conceituados de diferentes universidades. 

ENGLISH:

Revista Paralelo 31 adopts peer evaluation in a system of ad hoc reviewers and the Editorial Board with the  collaboration of renowned research  professors from  different universities.

 

Periodicidade

periodicidade semestral                              periodicity semestral  

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

This periodical offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific information  freely available to the public makes the worldwide democratization  of knowledge possible

Paralelo 31

Paralelo 31, periódico digital do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Busca contribuir com a disseminação e o desenvolvimento da arte e a pesquisa no atual contexto. Oferece um espaço paralelo – um campo neutro – onde se pode encontrar percursos múltiplos da reflexão e produção críticas em Poéticas Visuais, Ensino da Arte, e a Educação Estética.

ENGLISH:

Parallel 31, digital journal of the Postgraduate Program in the Arts of the Federal University of Pelotas, in the city of Pelotas, state of Rio Grande do Sul, Brazil. It seeks to contribute to the dissemination and development of art and research in the current context. It offers a parallel space - a neutral field - where one can find multiple paths of critical reflection and production in Visual Poetics, Teaching the Arts, Aesthetics and Art Education.

 

Sponsors

Universidade Federal de Pelotas

Histórico do periódico

Para falar sobre o surgimento do periodico electrônico que teve sua primeira edição em 2013, e, originalmente, foi localizado no site de Wordpress da UFPel, consideramos a adoção do nome Paralelo 31 para esta publicação, que emergiu da pesquisa em arte de um membro de sua primeira comissão editorial. O nome Paralelo 31 se refere não somente às associações a seu significado geográfico e à localização da cidade de Pelotas, RS, mas também foi tomado de empréstimo do projeto “Reverberações da arte contemporânea”, uma série de exposições realizada em Pelotas, de 2009 a 2012. Com este projeto, Adriane Hernandez, artista e professora do PPGAVI da UFPEL, juntamente com outros artistas locais, elegeram  'Paralelo 31' como conceito operatório para realizar a curadoria daquela série de exposições coletivas e simultâneas, em espaços alternativos da cidade, inaugurando um circuito paralelo para a circulação da arte contemporânea em Pelotas. A partir daquele momento, pode-se afirmar que, ao nome Paralelo 31, são acrescidos novos sentidos relacionados à cartografia da arte contemporânea da região. A Revista, teve seus primeiros números sob a responsabilidade editorial da Profa. Dra. Lúcia Bergamaschi Weymar que tambem criou a identidade visual e design da revista e, na sequência, a primeira comissão editorial foi formada pelas professoras Dra. Renata Azevedo Requião, Dra. Adriane Hernandez e Dra. Alice Monsell.  A partir de 2016, uma equipe editorial compartilhada foi criada com a equipe das professoras: Dra. Alice Jean Monsell, Dra. Eduarda (Duda) Azevedo Gonçalves, Dra. Eleonora Campos da Motta Santos e Dra. Helene Gomes Sacco, responsáveis também pela migração da revista para o Portal de Periódicos da UFPEL e a plataforma SEER/OJS - Open Journal System.  A partir de 2017, as edições da revista Paralelo 31 passam a ser regidas pelas normas de submissão do sistema SEER/OJS. Em 2018 contamos com a colaboração na equipe editorial da pesquisadora PNDP Dra. Gabriela Motta e da professora visitante (2018-2020) Dra. Rosângela Fachel de Medeiros.  Dra. Medeiros atua como parte da equipe editorial desde 2018, junto com Dra. Monsell e,  atualmente, (em 2023), é professora visitante do PPGARTES/UFPel. No final de 2022, nossa equipe editorial compartilhada ganhou mais dois colaboradores e consiste dos professores: Dra. Alice Monsell, Dra. Rosângela Fachel de Medeiros, Dra. Claudia Mariza Mattos Brandão e Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza. Em 2023, o nome do curso de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI/UFPel) mudou para PPGARTES  - Programa de Pós-graduação em Artes da UFPel, notando que, com essa mudança, o nome Paralelo 31 não mudou e permanece o nome oficial deste periódico de pesquisa em e sobre as Artes 

History of Paralelo 31  (ENGLISH) 

In order to talk about the creation of this electronic periodical which publised its first issue in 2013, and originally located on the site of Wordpress at UFPel, we would like to consider the adoption of the name, 31st Parallel, which refers not only to the associations of its geographical significance and to its base in the city of Pelotas, RS, Brazil, but also we note the fact that the name was borrowed from the project "Reverberations in contemporary art", title which denotes a series of exhibitions held in Pelotas, from 2009 to 2012. With this project, professor Dr. Adriane Hernandez, artist and, at that time, professor at PPGAVi/UFPEL, along with two other local artists, chose  Paralelo 31 (31st Parallel) as an operative concept to curate simultaneous exhibitions in alternative spaces in Pelotas, inaugurating a parallel circuit for the circulation of contemporary art in the city. From that moment on, we can affirm that the name Parallel 31 gained new meaning and became a kind of cartography for the contemporary art in the region. The journal published its first issues under the editor professor Dr. Lúcia Bergamaschi Weymar, who is also responsable for the visual identity and design of the periodical and, in sequence, the team was composed of the professors: Dr. Renata Azevedo Requião, Dr. Adriane Hernandez and Dr. Alice Monsell. After 2016, a shared editorial comission was made up of the professors: Dr. Alice Jean Monsell, Dr. Eduarda (Duda) Azevedo Gonçalves, Dr. Eleonora Campos da Motta Santos, and Dr. Helene Gomes Sacco. Also, 2016 marks the year of the migration of Paralelo 31 to UFPEL's Electronic Periodical Portal which uses the SEER/OJS platform and, as such, as of 2017, all Paralelo 31 issues have been governed by the rules of submission used by the SEER/OJS - Open Journal System. In 2018 we counted on the collaboration on the editorial team of PNDP researcher Dr. Gabriela Motta and visiting professor (2018-2020) Dr. Rosângela Fachel de Medeiros. Medeiros has been on the editorial staff since 2018, along with Alice Monsell, and as of 2023, is visiting professor at the PPGARTES/UFPel. Towards the end of 2022, our shared editorial team gained two more collaboratores and consists of the professors: Dr. Alice Monsell, Dr. Rosângela Fachel de Medeiros, Dr. Cláudia Mariza Mattos Brandão and Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza. In 2023, the name of the Post-graduarte course in Visual Arts (PPGAVI/UFPel) changed to the Post-graduate Program in the Arts (PPGARTES/UFPel), noting that, even with this change, the name Paralelo 31 has not changed and continues as oficial name of this research periodical in and about the Arts.