v. 1 n. 8 (2019): XVII SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE _ volume 1

XVII Seminário de História da Arte: Anacronias do tempo | 23 - 26 de setembro de 2019 | Centro de Artes / UFPel

O XVII Seminário de História da Arte é um evento tradicional do Centro de Artes, importante unidade que agrega os diferentes cursos do campo das artes na Universidade Federal de Pelotas. Nestes quase vinte anos de existência, reconhecido e recomendado pelos seus pares, se consolida no âmbito regional e nacional, recebendo pesquisadores da área das Artes, Humanas, Linguística e Arquitetura, contribuindo para a renovação de novas problematizações nesses campos do conhecimento e acompanhando o movimento da pesquisa e inovação no Brasil.  Entre os demais eventos da área de história da Arte no país, constitui sua proposta a partir do estudo de fenômenos artísticos e históricos, não somente com base num espaço geográfico ou grupo específico, mas na própria acepção de interdisciplinaridade e múltiplas possibilidades de interpretação e aplicação de conceitos sobre a imagem.

A primeira edição do Seminário de História da Arte ocorreu em 1997. Naquela ocasião, o evento coordenado pelo professor Dr. Carlos Alberto Santos, esteve ligado ao Departamento de Arte e Comunicação do Instituto de Letras e Artes da UFPel. Desde então, se reuniram em Pelotas pesquisadores locais, regionais e nacionais garantindo, com sucesso, a interlocução e visibilidade de pesquisas sobre a tema da História da Arte, que constituíram a Revista do Seminário que acompanha o evento desde o seu princípio. O evento que se apresenta na sua edição de 2019, confirma o objetivo de promover e incentivar a pesquisa como um espaço de ampla discussão historiográfica.

A Revista do Seminário acompanha e documenta a edição deste evento, sob o tema “Anacronias do tempo”. Mostra diferentes possibilidades de interpretação da História da Arte, não como uma descrição de obras e artistas do passado, mas como possibilidade de sua problematização com os pés no presente, revisitando o tempo e buscando continuidades e descontinuidades.   No momento de consolidação e amadurecimento do campo da história, teoria e crítica nos cursos de Artes, o XVII Seminário de História da Arte e sua revista constituem parte desse processo, que envolve a participação efetiva do seu corpo docente e discente, e apresenta como programação a presença de importantes pesquisadores nesse campo.

Novamente reforçamos a parceria com o Curso de Especialização em Artes – Percursos Poéticos e Ensino da Arte da UFPel, a quem agradecemos o suporte pessoal e estrutural, e a participação de pesquisadores do Programa de Pós Graduação em História da UFPel, do Instituto de Artes da UFRGS e dos cursos de Arquitetura e Artes da UFPel.

 Vimos novamente nossa expectativa ser superada pela abrangência do evento, mobilizado também pela quantidade dos ouvintes e de pessoas interessadas em discutir as diversas temáticas. Certamente, a ampliação do número de pesquisadores e de trabalhos é reflexo da necessidade crescente de estudos na área.

Neste primeiro volume estão inclusos (dispostos na lista por ordem de apresentação) os trabalhos dos grupos de trabalho GT1GT2GT3 e GT4 dessa edição do seminário.

         Desejamos a todos uma excelente leitura!

 

Larissa Patron Chaves

Professora Associada do Centro de Artes

Doutora em História / Unisinos. Pós Doutora em Ciência Política / Universidade de Évora (Portugal)

 

_______________________________________

Renan Silva do Espirito Santo
Organizador geral do XVII Seminário de História da Arte e Editor do periódico
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais / UFPel

  

Publicado: 2019-12-28

Artigos