INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DE INFLAÇÃO DO PNEU DO TRATOR NA RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO
Abstract
Analisou-se, através da utilização de um penetrômetro de impacto, à possibilidade de aumento da resistência do solo à penetração devido ao trânsito de um trator, quando seus pneus de tração são utilizados com diferentes pressões de inflação. O trabalho foi desenvolvido num Planossolo Hidromórfico, o qual no momento dos testes apresentava-se com cobertura vegetal de campo nativo e teor de água em torno de 0,12 kg kg-1. As pressões de inflação utilizadas nos pneus traseiros foram de 125 kPa, recomendada pelo fabricante de pneus, 55 kPa, abaixo da recomendação do fabricante e 165kPa a qual encontra-se acima da recomendação para o trabalho efetuado. A área de contato pneu/solo foi obtida por medida direta no campo, calculando-se posteriormente a pressão de contato pneu/solo para cada uma das pressões de inflação utilizadas nos pneus. O aumento da área de contato pneu/solo mostrou-se inversa ao acréscimo da pressão de inflação dos pneus. Já a pressão de contato pneu/solo elevou-se com o acréscimo da pressão de inflação dos pneus do trator. Embora a diferença na resistência do solo à penetração, para as diferentes pressões de inflação utilizadas, não ter sido muito pronunciada, foi possível verificar que esta apresenta influência direta no aumento da compactação do solo, principalmente, na faixa de profundidade que vai de 10 cm a 30 cm, pois nesta região foram identificadas as maiores variações de compactação, devido a passagem dos pneus do trator.
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