DESEMPENHO DE UM MOTOR DIESEL COM ÓLEO BRUTO DE GIRASSOL
Abstract
O uso de óleos vegetais tem apresentado grande interesse para a substituição dos combustíveis fósseis. Com o objetivo de avaliar o efeito do uso de óleo bruto de girassol (OBG) em um motor diesel, foi utilizado um motor MWM D229.3 de 46 kW na sua configuração original. Após seu amaciamento, o motor foi instalado em um trator Valmet 68 e o desempenho mecânico foi determinado com óleo diesel e com óleo bruto de girassol em bancada dinamométrica por meio da tomada de potência (TDP). Para conhecer os efeitos de longo prazo do uso do OBG foi utilizado um teste de funcionamento previsto para 200 horas de operação. Amostras de óleo lubrificante foram analisadas para verificação do desgaste e outros problemas no motor. No teste de desempenho mecânico a potência na TDP foi em média de 37,2 kW e de 32,4 kW, enquanto que o consumo de combustível foi em média de 252 g kW h-1 e 291 g kW h-1 respectivamente para o óleo diesel e o OBG. Devido a anomalias no funcionamento como perda acentuada de potência, o teste de longa duração precisou ser interrompido após cerca de 60 horas. O motor foi retirado do trator para inspeção interna onde foi observado acúmulo de carvão nos bicos injetores e na cabeça dos pistões, o entupimento das galerias de lubrificação, a formação de “verniz” nos parafusos da bomba injetora, entre outras alterações. O óleo lubrificante apresentou elevados índices de viscosidade, contaminação pelo combustível, precipitação, redução das reservas alcalinas e o aumento do teor de minerais o que permite concluir que o uso de óleo bruto de girassol provoca a redução do desempenho mecânico e alterações prejudiciais ao motor.
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