TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE MERCADO PARA A FRUTICULTURA

  • José C. FACHINELLO Universidade Federal de Pelotas
  • Casiane Tibola UFPEL

Abstract

Os consumidores estão conscientes sobre a importância da seleção de alimentos saudáveis na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida, sendo mais exigentes com relação a qualidade e inocuidade. Os supermercados estão oferecendo seções de frutas atraentes, com embalagens adequadas e praticidade oferecendo frutas prontas para consumir. As estratégias para atender as novas demandas exigem uma visão diferenciada priorizando a qualidade da fruta e o meio ambiente, para atender a estas demandas deverão ser adotadas técnicas de produção preconizadas pelos sistemas de produção integrada e orgânica de frutas. A rastreabilidade apresenta-se como um requisito de todos os sistemas de gestão da qualidade, possui a finalidade de garantir a segurança alimentar, assegurar o direito à informação do consumidor, destacar a origem da produção e aperfeiçoar a organização das cadeias produtivas. Para melhorias no setor de comercialização deve-se atender os seguintes aspectos: inovação, aumento da “vida de prateleira” e profissionalizar a comercialização: regularidade, qualidade e associação dos produtores. As novas cultivares deverão manter a produção de frutos com qualidade e produtividade, resistentes às adversidades climáticas, pragas e doenças, bem como frutas mais práticas para o consumo. Neste cenário, a produção e o consumo de alimentos sadios, produzidos com uma clara consciência ecológica converte-se em uma oportunidade viável para a agricultura. O significativo aumento da demanda por esse tipo de produto, reflete uma nova orientação nas preferências dos consumidores, para alimentos gerados com técnicas não agressivas ao meio ambiente, sadios e nutritivos.
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