O trabalho sob a ótica de Patrícia Galvão: uma análise a partir de Parque Industrial
Resumo
O presente artigo visa analisar o contexto que o trabalho adquiriu no romance Parque Industrial, de Patrícia Galvão, escrito sob o pseudônimo Mara Lobo, partindo do pressuposto que a Literatura pode ser um documento de grande valia para o estudo das relações sociais presentes na História. Percebe-se também a problemática social vivida na década de 1930 através da obra, tida como a primeira de cunho proletário do Brasil, que traz à tona a dualidade entre burgueses e operários. Neste artigo busca-se compreender como o trabalho passou a ser força que impulsiona a vida dos sujeitos. Palavras-chave: Trabalho. Proletário. História e Discurso Literário.
Publicado
2018-06-21
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).