Políticas públicas e currículo na vivência pedagógica da EJA: desafios, ações e novas perspectivas na Educação de Jovens e Adultos

  • Camila de Jesus Souza UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Campus VII - Senhor do Bonfim, Ba.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a presença de políticas públicas e o currículo nas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo realizado um estudo em uma escola do semiárido baiano, utilizando como metodologia a pesquisa qualitativa, e como instrumento de pesquisa o uso de questionário e análise documental. Dessa maneira constatamos que apesar de ser reconhecida como direito legalmente, no chão da escola a realidade da EJA ainda está longe da almejada em lei, por diversos entraves que permeiam o cotidiano tanto dos alunos como de professores e das escolas. Para mudar esse cenário deve-se partir da efetivação na prática das políticas públicas, entrelaçada com formações que levem a comunidade escolar a conhecer o que são e a importância das políticas públicas, somente dessa maneira poderemos alcançar o ensino emancipador, pautado na identidade e equidade. Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Políticas públicas; Ensino. AbstractThis article aims to identify and analyze the presence of public policies and the curriculum in EJA (Youth and Adult Education) classes. A study was carried out in a school in the semi-arid region of Bahia, using qualitative research as a methodology, and, as an instrument of research, questionnaires and document analysis. Thus, we found that, despite being recognized as a legal right, the reality of EJA is still far from what is desired by law, due to several obstacles that permeate the daily lives of students, teachers and schools. In order to change this scenario, one must start putting into practice public policies, intertwined with formations that lead the school community to know what these policies and their importance are. Only in this way can we achieve emancipatory education, based on identity and equity.Keywords: Youth and Adult Education (EJA); Public policy; Teaching.

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Biografia do Autor

Camila de Jesus Souza, UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Campus VII - Senhor do Bonfim, Ba.
Camila de Jesus Souza é graduanda do 8° período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, no Campus VII - Senhor do Bonfim. È aluna voluntária do programa Residência Pedagógica. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9046-3778Lattes: http://lattes.cnpq.br/7762024020598592
Publicado
2021-01-08
Seção
Dossiê Educação