Ensino de história feminista: a história das mulheres do período da ditadura militar em sala de aula.
Resumo
O presente artigo discute sobre a presença da história social das mulheres em sala de aula, tendo como principal objetivo compreender e pautar seus usos dentro do ensino da história. Além disso, diz respeito sobre a formação da luta das mulheres da resistência à Ditadura Civil-Militar, permeando o debate e o pensamento críticos para conquistar uma educação feminista no Ensino Básico.Palavras-chaves: ensino de história; mulheres; ditadura civil-militar; debate. AbstractThis article aims to discuss women’s social history presence in the classroom. The main objective is to understand its uses for history teaching. Furthermore, it talks about the women participation in the resistance to Brazilian’s civil-military dictatorship, permeating the debate and critical thinking to conquer a feminist education in Basic Education.Keywords: history teaching; women; military dictatorship; debate.
Publicado
2021-12-28
Seção
Dossiê Educação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).