O Eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08 no âmbito escolar

seletividades curriculares restritivas no ensino de História

  • Gisely Capitulino da Fonseca Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: História, Ensino, Colonialidade, Eurocentrismo, Decolonialidade

Resumo

Este trabalho bibliográfico tem o intuito de compreender como o eurocentrismo se constitui aos desafios à efetivação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08 nas escolas, analisando sucintamente, os estudos e pesquisas sobre uma presença eurocêntrica no currículo e nos livros didáticos. Posteriormente, será abordado algumas possibilidades de minimização de tal etnocentrismo europeu, compreendendo a abrangência do histórico dessas seletividades curriculares, que impactam a construção de uma aprendizagem histórica que seja totalizante aos demais povos étnico-raciais. Propõe-se, ao longo deste artigo, contextualizar e entender tais aspectos através do Pensamento Decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História