Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Ficha Catalográfica
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 17 (2024): Dossiê Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História
v. 9 n. 17 (2024): Dossiê Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História
Publicado:
2025-05-04
Apresentações
Apresentação do Número 17
Márcia Janete Espig, Amanda Rodrigues Guelso, Bethânia Luísa Lessa Werner, Francine Sedrez Bunde, Laura Bergozza Pereira, Leonardo Silva Amaral, Lucas Viscardi Marques, Víctor Blaskoski Lehugeur
8-10
PDF
Apresentação do Dossiê
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História
Natiele Gonçalves Mesquita, Tayane Ferreira de Almeida
11-17
PDF
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História
Entre cibercultura e educação
a transformação das narrativas históricas na era digital
Luis Claudio Santana Pereira
18-34
PDF
O Eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08 no âmbito escolar
seletividades curriculares restritivas no ensino de História
Gisely Capitulino da Fonseca
35-54
PDF
Representações midiáticas no Ensino de História
a utilização de histórias em quadrinhos
Bruno Coutinho Lucas Pereira
55-71
PDF
Didática da História em Jörn Rüsen e as HQs como recurso pedagógico
refletindo sobre gênero e escravidão a partir do caso da cativa Luíza
Joyce Conceição de Mesquita
72-88
PDF
Colonialismo Digital e Cultura Histórica como forjadores de identidade
Natiele Gonçalves Mesquita
89-104
PDF
Mobile Learning e realidade aumentada
uma nova dimensão para o Ensino de História
Roberta Duarte da Silva
105-125
PDF
História digital e cultura histórica
Hiroshima como patrimônio histórico através da UNESCO
Dionson Ferreira Canova Júnior, Alvanir Ivaneide Alves da Silva
126-145
PDF
Porque os vagalumes têm que morrer tão cedo?
História, Memória e Recepção
José Roberto Alves de Souza, José Ítalo dos Santos Nascimento
146-161
PDF
Das salas de cinema às salas de aula
proposta de utilização do filme O Camponês Eloquente (1970) nas aulas de História no 6° ano do Ensino Fundamental
Ryckel Mynackson Farias Barbosa, Ítalo Eduardo da Silva
162-181
PDF
O cinema como recurso didático para promover a assimilação ativa em aulas de História
as vozes do documentário Maioria Absoluta (1964)
José Almir Santos Basílio Filho
182-192
PDF
A aula de História Medieval na Educação Básica
entre currículo e “aula-oficina”
Vinícius Marques Ferreira
193-212
PDF
O que estão ensinando a nossos alunos sobre História Medieval?
Luís Fernando de Souza Alves, Lucas Matheus Araujo Bicalho, Stefany Reis Marquioli
213-226
PDF
Análise do governo de Salvador Allende no Chile (1970-1973) nos livros didáticos do ensino médio aprovados no PNLD 2018
Mayara de Oliveira Jardim
227-240
PDF
Imagens que falam
retratação dos povos indígenas no livro didático de ciências humanas e sociais
Thamiles Lessa dos Santos
241-256
PDF
(Des)alinhando o ensino sobre a temática indígena no município de Pilar/AL
reflexões e práticas através de um relato de experiência
Ana Valéria dos Santos Silva, Roniel Antônio Rodrigues Conceição
257-272
PDF
Memórias Urbanas
a Campanha da Legalidade e a Ditadura Civil-Militar em Porto Alegre
Andrey Kevin Argenti da Silva
273-289
PDF
Artigos Livres
Entre liberdade profissional e eugenia
o poder médico sobre a vida familiar nas três primeiras décadas do século xx no Rio Grande do Sul
Fabiane Pacheco da Cunha
290-303
PDF
A invisibilidade do cuidado
uma análise dos direitos maternos e do trabalho não remunerado em processos trabalhistas da Justiça do Trabalho de Pelotas (1940-1950)
Andreina Hardtke Corpes
304-323
PDF
Trabalho e gênero
as condições laborais de mulheres pelotenses nos Processos da Justiça do Trabalho (1940-1950)
Ariane Regina Bueno da Cunha
324-336
PDF
Por uma “história a contrapelo”
a importância do patrimônio na discussão sobre direitos trabalhistas na escola
Maria Luiza Fritsch Eloy
337-349
PDF
O liberalismo e a igualdade como pilares do Estado Democrático para Norberto Bobbio
Edirlei Leandro Boldt, Thalyta Karina Correia Chediak
350-364
PDF
“Macumbando” os saberes
afro religiosidade como dever de resistir
Giselle H. Perna
365-376
PDF
Representações de gênero na obra “Verão no Aquário” (1963), de Lygia Fagundes Telles
Larissa de Almeida Corrêa
377-395
PDF
Edição completa
Dossiê Narrativas, mídias e cultura histórica
olhares a partir do Ensino de História
Revista Discente Ofícios de Clio
1-395
PDF
Enviar Submissão