Representações midiáticas no Ensino de História

a utilização de histórias em quadrinhos

  • Bruno Coutinho Lucas Pereira Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Representatividade, Ensino de História, Mídias, Histórias em Quadrinhos

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar como a utilização de representações midiáticas no Ensino de História pode promover uma maior conscientização sobre temas ligados à identidade e à representatividade. Para tal, será analisada uma proposta didática desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com atividades aplicadas em formato de oficinas em três escolas públicas da cidade de Pelotas. Entre os temas abordados nas oficinas, destacam-se questões relacionadas à representatividade negra nas histórias em quadrinhos. O artigo, portanto, utiliza os conceitos de representação e identidade de Stuart Hall, assim como o de consciência histórica forjado por Jörn Rüsen e o papel da mídia na formação cultural, conforme discutido por Douglas Kellner, como base teórica para analisar a importância social das representações. Além disso, a concepção pedagógica de Paulo Freire será utilizada como referencial para a análise didática das oficinas.

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Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História