Didática da História em Jörn Rüsen e as HQs como recurso pedagógico
refletindo sobre gênero e escravidão a partir do caso da cativa Luíza
Resumo
Por muito tempo as Histórias em Quadrinhos foram consideradas um formato externo ao universo acadêmico, sendo deixadas de lado por seu caráter lúdico e mais acessível. Com base na Didática da História de Jörn Rüsen, este trabalho busca desmistificar o uso das HQs como ferramenta pedagógica no Ensino de História, promovendo o acesso a narrativas visuais e o desenvolvimento de habilidades críticas essenciais à formação histórica. A pesquisa resultou na criação da HQ “Luíza: reflexões sobre a questão da mulher negra no Brasil”, que retrata a vivência de uma escravizada doméstica no Recife oitocentista, suas resistências e redes de sociabilidade. Paralelamente, reflete sobre questões de racismo e sexismo no Brasil atual, apontando semelhanças com o século XIX. O formato HQ foi escolhido por suas potencialidades educacionais e capacidade de expandir debates acadêmicos, alinhando-se ao campo da História Pública.
Copyright (c) 2025 Joyce Conceição de Mesquita

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