Didática da História em Jörn Rüsen e as HQs como recurso pedagógico
refletindo sobre gênero e escravidão a partir do caso da cativa Luíza
Palavras-chave:
Ensino de História, Didática da História, História em Quadrinhos, Escravidão
Resumo
Por muito tempo as Histórias em Quadrinhos foram consideradas um formato externo ao universo acadêmico, sendo deixadas de lado por seu caráter lúdico e mais acessível. Com base na Didática da História de Jörn Rüsen, este trabalho busca desmistificar o uso das HQs como ferramenta pedagógica no Ensino de História, promovendo o acesso a narrativas visuais e o desenvolvimento de habilidades críticas essenciais à formação histórica. A pesquisa resultou na criação da HQ “Luíza: reflexões sobre a questão da mulher negra no Brasil”, que retrata a vivência de uma escravizada doméstica no Recife oitocentista, suas resistências e redes de sociabilidade. Paralelamente, reflete sobre questões de racismo e sexismo no Brasil atual, apontando semelhanças com o século XIX. O formato HQ foi escolhido por suas potencialidades educacionais e capacidade de expandir debates acadêmicos, alinhando-se ao campo da História Pública.Downloads
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Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História
Copyright (c) 2025 Joyce Conceição de Mesquita

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