Mobile Learning e realidade aumentada

uma nova dimensão para o Ensino de História

  • Roberta Duarte da Silva Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Mobile Learning, Realidade Aumentada, Ensino de História

Resumo

O Mobile learning, também conhecido como m-learning ou aprendizagem móvel, é uma metodologia de ensino que utiliza dispositivos móveis como smartphones, tablets e laptops para mediar coreografia de aprendizagens interativas e inovadoras em sala de aula. Desta maneira, criando um diálogo com discussões teóricas da Didática da História, Educação Histórica e Mobile learning, este trabalho tem como objetivo debater a utilização da plataforma digital Google Arts & Culture como recurso didático nas aulas de História de estudantes pertencentes ao Fundamental Anos Finais da Educação Básica da rede municipal de Jaboatão do Guararapes. A escolha desta plataforma mostrou-se interessante, por se tratar de uma possibilidade de aprendizagem imersiva em acervos históricos e culturais através da realidade aumentada.

Publicado
2025-05-04
Como Citar
Duarte da Silva, R. (2025). Mobile Learning e realidade aumentada: uma nova dimensão para o Ensino de História. Revista Discente Ofícios De Clio, 9(17), 105-125. https://doi.org/10.15210/clio.v9i17.29146
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História