A aula de História Medieval na Educação Básica

entre currículo e “aula-oficina”

  • Vinícius Marques Ferreira Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Aprendizagem Histórica, Currículo, Educação Histórica, História medieval

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo trazer uma abordagem acerca das concepções de aprendizagem presentes no Documento Curricular para Goiás (2018), de modo a compreender quais são suas lacunas e o que é possível ser aplicado de acordo com a Educação Histórica.2 Deste modo, consiste em buscar alternativas para analisar o currículo, as suas permanências e rupturas no sistema de educação brasileiro, as tendências pedagógicas e políticas presentes nele e como isso influencia o ensino de História Medieval na educação básica, sem reduzir os alunos às competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular. Portanto, o trabalho poderá ser compreendido como um estudo inicial que levanta possibilidades para a didática da história, contendo ideias ainda primárias de uma elaboração capaz de conciliar o currículo e a aula construtivista.

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Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História