O que estão ensinando a nossos alunos sobre História Medieval?

  • Luís Fernando de Souza Alves Universidad de Jaén
  • Lucas Matheus Araujo Bicalho Universidade Estadual de Montes Claros
  • Stefany Reis Marquioli Universidade Estadual de Montes Claros
Palavras-chave: Ensino de História, Ensino Médio, Idade Média, Idade Moderna, Livro didático

Resumo

Mudanças no âmbito social e o advento de novas descobertas, revisões e mudanças nos modos de interpretar dados históricos tendem a surgir. Isso também vale para o campo da educação, especialmente quanto a informações presentes em livros didáticos. É considerando essas questões que o presente trabalho analisa conteúdos de Idade Média em um livro didático, escrito por Gilberto Elias Salomão (2017). Generalizações e simplificações acerca da Idade Média são questionadas. A partir da análise dessa publicação, concluímos que a mesma, à semelhança de outros livros didáticos brasileiros, tende a reforçar um ensino com equívocos sobre o período histórico, além de apresentar uma didática mecânica, em vez de promover uma compreensão crítica e cidadã da História. A análise crítica e a formação contínua dos professores são recomendadas como elementos que possam contribuir para parte dos avanços na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História