O que estão ensinando a nossos alunos sobre História Medieval?
Palavras-chave:
Ensino de História, Ensino Médio, Idade Média, Idade Moderna, Livro didático
Resumo
Mudanças no âmbito social e o advento de novas descobertas, revisões e mudanças nos modos de interpretar dados históricos tendem a surgir. Isso também vale para o campo da educação, especialmente quanto a informações presentes em livros didáticos. É considerando essas questões que o presente trabalho analisa conteúdos de Idade Média em um livro didático, escrito por Gilberto Elias Salomão (2017). Generalizações e simplificações acerca da Idade Média são questionadas. A partir da análise dessa publicação, concluímos que a mesma, à semelhança de outros livros didáticos brasileiros, tende a reforçar um ensino com equívocos sobre o período histórico, além de apresentar uma didática mecânica, em vez de promover uma compreensão crítica e cidadã da História. A análise crítica e a formação contínua dos professores são recomendadas como elementos que possam contribuir para parte dos avanços na educação.Downloads
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Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História
Copyright (c) 2025 Luís Fernando de Souza Alves, Lucas Matheus Araujo Bicalho, Stefany Reis Marquioli

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