Imagens que falam

retratação dos povos indígenas no livro didático de ciências humanas e sociais

  • Thamiles Lessa dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Livro didático, Povos indígenas, Análise crítica

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar representação dos povos indígenas nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais que são utilizados em turmas de primeiro ano do ensino médio, em escolas estaduais da cidade de Itabuna, localizada no interior da Bahia, avaliando como essas obras abordam e retratam a história, a cultura e as questões contemporâneas desses povos. A pesquisa traz uma finalidade em identificar possíveis estereótipos, omissões ou distorções presentes no material didático e como essas representações podem influenciar a percepção dos alunos sobre os povos indígenas. Além disso, busca-se discutir o impacto dessas representações na formação da identidade e na valorização da diversidade cultural na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História