(Des)alinhando o ensino sobre a temática indígena no município de Pilar/AL
reflexões e práticas através de um relato de experiência
Palavras-chave:
Ensino, Indígena, Relato de experiência
Resumo
Nos livros didáticos, os povos originários ocupam posições antagônicas, sendo representados ora como selvagens e inocentes, ora como corajosos e altivos. Nos processos de ensino-aprendizagem, é necessário evidenciar os protagonismos dos/as estudantes, reconhecendo-os/as como detentores/as de conhecimentos. No entanto, em relação aos povos indígenas, ainda predominam estereótipos oriundos das colonialidades. No ambiente escolar é possível combater os desconhecimentos sobre a pluralidade étnica e o racismo negando a participação dos povos indígenas na História do Brasil. Este artigo é um relato de experiência, buscando reavaliar as práticas docentes em escolas públicas no Ensino Fundamental, abordando estratégias e resultados de uma intervenção pedagógica nas aulas de História, ministradas para as turmas dos 6º e 7º anos.Downloads
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Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História
Copyright (c) 2025 Ana Valéria dos Santos Silva, Roniel Antônio Rodrigues Conceição

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