Por uma “história a contrapelo”

a importância do patrimônio na discussão sobre direitos trabalhistas na escola

  • Maria Luiza Fritsch Eloy Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Direitos trabalhistas, Ensino de História, Educação Patrimonial, Museu Estadual do Carvão

Resumo

O presente artigo aborda a importância da Educação Patrimonial na discussão sobre a importância dos direitos trabalhistas na escola. Tal reflexão é construída a partir de uma mediação realizada com duas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental sobre o acervo do Museu Estadual do Carvão. As reflexões construídas foram estruturadas pelas ideias de autonomia e recusa dos fatalismos, de Paulo Freire, bem como uma concepção de Educação Patrimonial que recusa a reprodução de relações de opressão vigentes. A valorização das experiências dos alunos, bem como o conceito de mediação participativa, de Nina Simon, foram fundamentais ao explorar o patrimônio como ferramenta de ensino. Possibilitou-se concluir que o Ensino de História e a Educação Patrimonial devem estar articulados de forma a valorizar as potencialidades dos alunos, tendo como objetivo uma educação emancipatória.

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Publicado
2025-05-04