O liberalismo e a igualdade como pilares do Estado Democrático para Norberto Bobbio
Palavras-chave:
Liberalismo, Igualdade, Estado Democrático
Resumo
Este trabalho analisa a relação entre o conceito de liberalismo e conceito de igualdade, desenvolvido por Bobbio (1997) em prol do Estado democrático. O objetivo central desta pesquisa é investigar de que forma a igualdade e o liberalismo podem auxiliar, de forma satisfatório, o desenvolvimento do Estado democrático dentro dos conceitos e entendimentos do filósofo Norberto Bobbio. As obras-base para o desenvolvimento do trabalho foram Igualdade e Liberdade e Liberalismo e Democracia ambas publicadas pelo filósofo Norberto Bobbio. A pesquisa esclareceu que são fundamentais para o pleno desenvolvimento do regime democrático o liberalismo e a igualdade, pois sem eles não há como desenvolver o diálogo, o respeito, a cidadania, às liberdades, o controle do poder, ou seja, parâmetros básicos de uma democracia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-05-04
Seção
Artigos Livres
Copyright (c) 2025 Edirlei Leandro Boldt, Thalyta Karina Correia Chediak

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).