Consumindo o comunismo
memória, nostalgia, tempo e capitalismo na era pós-soviética
Palavras-chave:
Memória, Nostalgia, Tempo, Capitalismo (neoliberal), União Soviética
Resumo
Há várias décadas a historiografia discute o surgimento de uma “virada memorial” nos anos 1980, que coincidiu com o declínio do comunismo na Europa, levando a uma tendência de subsumi-lo na categoria de totalitarismo. Como estudo de caso, procuro demonstrar aqui como a Rússia contemporânea não promove uma memória anticomunista do comunismo, tampouco uma memória apologética do comunismo. E sim uma memória capitalista do comunismo. Em razão disso, revisito um conjunto de entrevistas de história oral com mulheres ex-soviéticas radicadas no Brasil, sugerindo que a relação atual com o passado é vista como uma forma de consumo de memória.
Publicado
2025-11-25
Como Citar
Junior, L. G. (2025). Consumindo o comunismo: memória, nostalgia, tempo e capitalismo na era pós-soviética. Revista Discente Ofícios De Clio, 10(18), 130-149. https://doi.org/10.15210/clio.v10i18.30598
Seção
Teorias da História e usos do passado
Copyright (c) 2025 Lúcio Geller Junior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).