Senso

a Unificação Italiana das Câmeras de Luchino Visconti às salas de aula

  • Luiz Felipe dos Santos Narciso Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Cinema, Ensino de História, Unificação Italiana

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar mais um exemplo do profícuo diálogo entre o Cinema e o Ensino de História, por meio da utilização do filme Senso (1954) do diretor italiano Luchino Visconti. Buscar-se-á indicar aqui alguns pontos presentes no filme que podem ser retomados ao trabalhar a Unificação Italiana em sala de aula, a exemplo do nacionalismo, da simultaneidade com a Unificação Alemã e do lugar da nobreza no processo de unidade nacional italiano. Este diálogo aqui proposto será respaldado pelas ponderações de Napolitano (2003) e Abud (2003) sobre os procedimentos necessários para a utilização do Cinema nas aulas, pelas considerações de Rohloff de Mattos sobre a aula de História como um texto (2007) e, pelo conceito de consciência histórica teorizado por Cerri (2011).

Biografia do Autor

Luiz Felipe dos Santos Narciso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bolsista CAPES. Possui interesse por História Contemporânea, com ênfase em História da Itália, Itália do Século XIX, Unificação Italiana, Europa do Século XIX, Movimentos Nacionalistas e Ensino de História. E-mail para contato: lfelipesnarciso@gmail.com

Publicado
2025-11-25
Como Citar
Narciso, L. F. dos S. (2025). Senso: a Unificação Italiana das Câmeras de Luchino Visconti às salas de aula. Revista Discente Ofícios De Clio, 10(18), 186-203. https://doi.org/10.15210/clio.v10i18.30601
Seção
Dossiê Ensino de História