FOUCAULT E MONTESSORI SOBRE A DISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Disciplina, educação, Foucault, Maria Montessri, liberdade.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar e discutir o conceito de disciplina em Michel Foucault e Maria Montessori. Abordaremos ambos autores a partir do segmento de temáticas comuns importantes para nós. Primeiramente, faremos a exposição do pensamento dos filósofos acerca do conceito de disciplina e seus aspectos principais, em seguida abordaremos a noção de obediência, de prêmios e punições e, por fim, trataremos da noção de disciplina como formadora da individualidade do sujeito. Após a exposição do pensamento de ambos autores sobre cada tópico, finalizaremos o artigo realizando algumas reflexões acerca do tema a partir do que foi apresentado anteriormente.
Publicado
2020-03-30
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).