A EDUCAÇÃO EM NIETZSCHE: O PROFESSOR LIBERTADOR E O EDUCAR DIONÍSIACO
Palavras-chave:
Educação, Cultura, Criação, dionisíaco, Zaratustra.
Resumo
O presente artigo visa abordar a educação na obra de Nietzsche. Tem por objetivo estabelecer um paralelo da crítica de Nietzsche a educação de sua época, com as críticas que podemos fazer à educação contemporânea, dentre as quais destacamos a exagerada especialização e o excesso de leitura histórica que não vivifica a vida. Também pretende-se apontar um tipo de educação com base na filosofia nietzschiana, o qual seja, uma educação que visa criar valores, e que possibilita uma afirmação da vida. Essa proposta de educação tem por base o papel do educador em Nietzsche exposta na obra extemporânea Schopenhauer como educador, que representa a relação entre autoridade e liberdade para o encontre e cuidado de si. Também destacamos a filosofia dionisíaca e a arte trágica, em oposição a moral cristã e ao pessimismo da fraqueza, bem como o incentivo da cultura par além do Estado.
Publicado
2020-03-30
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).