QUESTIONANDO A EXPERIÊNCIA DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, formação, professor, aluno, currículo.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever alguns dos passos teorizados por dois pensadores da filosofia da educação: Matthew Lipman e Rodrigo Pelloso Gelamo. A partir desse processo analítico do pensamento de Lipman e Gelamo, podemos encontrar dois questionamentos imprescindíveis para o filosofar dentro da sala de aula. Rodrigo nos questiona: “o que faz o filósofo quando uma de suas tarefas no contexto presente é ser professor de Filosofia?”, enquanto Lipman nos dá todo traçado para identificarmos como formar esse filósofo que se encontraria na tarefa de fazer filosofia, ou melhor, “como formar bem um professor de Filosofia?”. Com o apoio de diversos autores e textos oficiais, podemos perceber que a formação do professor tem o poder para proporcionar ou aflorar uma nova realidade escolar, e para isso é necessário trazer à tona um paralelo, uma ligação fundamental, entre ensino básico e o ensino superior que é determinada pela formação do professor e, também, demonstrar que a formação do professor atual não tem sido suficiente para que haja essa ligação fundamental. Identificando essa relação entre os pilares da educação (professor, aluno e pedagogos) como dialógica podemos aprofundar no tema e perceber o que a estrutura de um novo diálogo pode trazer como consequência a melhoria do ensino brasileiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).