NATURALISMO E METAFILOSOFIA: SOBRE A SINTETIZAÇÃO DO PROJETO NATURALISTA COMO VISÃO FILOSÓFICA ANTI- FREGEANA
Palavras-chave:
Metafilosofia, Naturalismo, Epistemologia, Frege, Kitcher.
Resumo
Considerando que pensar o ensino de filosofia é, também, pensar a natureza da filosofia, salientamos a importância das questões metafilosoficas no processo de ensino de filosofia. Sendo assim, buscamos enfrentar as dificuldades trazidas pela falta de definição do naturalismo contemporâneo, constituem uma das principais fontes da incompreensão do naturalismo como projeto metafilosófico. A variabilidade de suas teses, bem como o grau do processo de naturalização da epistemologia mostram-se como as principais causas das discordâncias da definição. Sendo assim, Philip Kitcher, no artigo O retorno dos naturalistas oferece um insight negativo do projeto naturalista, como uma reação à visão filosófica proposta por Gottlob Frege, diferenciando-se da definição padrão, que coloca o naturalismo como uma reação à tradição filosófica. Deste modo, o objetivo primário do artigo é elucidar as teses de Frege, às quais os naturalistas dirigem- se, oferecendo uma resposta negativa ao problema da definição do naturalismo. O objetivo secundário, por sua vez, é dar uma resposta positiva, mostrando como as teses do naturalismo epistemológico relacionam-se entre si a partir das teses fregeanas, sem cair nos problemas gerados pela definição padrão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).