Liberalismo contra a democracia
Resumo
É absolutamente polêmica a discussão em torno da relação entre democracia e liberalismo. Durante todo o século XX foi amplamente vitoriosa a versão segundo a qual a democracia moderna é o grande mar onde inevitavelmente desaguaria o liberalismo político, entendido como projeto político emancipatório conquistado na modernidade. Democracia e liberalismo seriam, assim, elementos inseparáveis, condenados a uma existência comum. Essa versão não nos parece correta. O percurso histórico que trilhou o liberalismo, a agenda de classe que representa desde sua origem e a cosmovisão que ajudou a formular o põem em campo diferente daquele ocupado pelo projeto democrático. Neste artigo buscaremos explicitar essas diferenças, afirmando que democracia e liberalismo não só não se complementam como se opõem.Referências
ALCÂNTARA, P.H.G. Participação e deliberação: um estudo sobre duas teorias alternativas da democracia. Dissertação de mestrado, PPGCP/UFPE, Recife, 2014.
AMADEO, Javier. As origens do liberalismo: liberdade, autoridade e propriedade no pensamento político do século XVII. Publicado nos anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo, junho de 2011.
BERCOVICI, Gilberto. A constituição invertida: a suprema corte americana no combate à ampliação da democracia. Lua Nova, v 89 p 107-134. São Paulo, 2013.
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. São Paulo: Brasiliense, 2006.
CONSTANT, Benjamin. Escritos de política. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DAHL, Robert. Prefácio à teoria democrática. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
DOMENECH, Antoni. “Democracia burguesa”: nota sobre la genesis del oximoron y la necedad de regalo. Viento Sur, v 100. Barcelona, janeiro de 2009.
DOMENECH, Antoni. Dominacion, drecho, propriedade y economia política popular: um ejercicio de historia de los conceptos. Conferencia na faculdade de Ciência Política da UNAM. México, novembro de 2010.
FINLEY, Mosse I. Democracia antiga e moderna. Tradução: Sandra Berdan. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GARGARELLA, Roberto. Em nome da constituição: o legado federalista dois séculos depois. In: BORON, Atilio (comp.). Filosofia política moderna: de Hobbes a Marx. São Paulo: CLACSO/USP, 2006. p. 169-188.
LOSURDO, Domenico. Democracia ou bonapartismo: triunfo e decadência do sufrágio universal. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; São Paulo: Editora Unesp, 2004.
MACPHERSON, C. B. A Democracia Liberal: origens e evolução. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MADISON, James. Os artigos Federalistas 1787-1788. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
MIGUEL, Luis Felipe. Consenso e conflito na teoria democrática: para além do agonismo. Artigo apresentado no 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Gramado, 1º a 4 de agosto de 2012.
PATEMAN, Carolina. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
POLANYI, Karl. A Grande Transformação: As Origens da Nossa Época. Tradução de Fanny Wrobel. Editora Campus Ltda. Rio de Janeiro, 1980.
POLANYI, Karl. A subsistência do homem e ensaios correlatos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura [1942], 1961.
TOCQUEVILLE, Alexis de. (1951), De la Démocratie en Amérique, in J-P. Mayer (dir.), Oeuvres Complètes. Paris, Gallimard (Tomo I, 2 vols.).
TOCQUEVILLE. Alexis de. A democracia na América. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1977.
VIEIRA, Luiz. Os movimentos sociais e o espaço autônomo do “político”: o resgate de um conceito a partir de Rousseau e Carl Schmitt. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2004.
VITULLO, Gabriel. Representação política e democracia representativa são expressões inseparáveis? Elementos para uma teoria democrática pós-representativa e pós-liberal. Revista brasileira de Ciência Política, nº2. Brasília, junho-dezembro de 2009, pp. 271-301.
VITULLO, Gabriel. A democracia e os seus inimigos: dois séculos de luta liberal contra a participação popular. Trabalho apresentado no III Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdade. Brasília, 11 a 13 de maio, 2016.
WOOD, Ellen M. “As origens agrárias do capitalismo”. Crítica Marxista, n.10, Junho 2000.
WOOD, Ellen M. O demos versus nós o povo. In: Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.
Copyright (c) 2018 Autor e Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.