AS CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO REMOTO DA CATEGORIA DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

Resumo

Resumo O trabalho docente, em todos os níveis de ensino, nas instituições públicas e privadas brasileiras está passando por um dos grandes desafios dos últimos tempos: o ensino remoto. Com a pandemia da COVID-19, o ano de 2020 tornou-se o cenário mundial das urgências e tomadas de decisões com um objetivo central: o da tentativa de evitar a propagação do vírus. No Brasil, em atendimento às recomendações da Organização Mundial da Saúde de isolamento social, o Ministério da Educação, por meio das portarias nº 343 e nº 345, autorizou a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) que permite que disciplinas ministradas na modalidade presencial sejam realizadas de maneira virtualmente por meio de plataformas digitais. Com base nesse cenário este artigo tem por finalidade apresentar dados da pesquisa intitulada “O trabalho remoto/ home-office no contexto da COVID-19” com o foco nas condições objetivas de trabalho dos professores nesse contexto. A metodologia é composta por uma pesquisa de natureza exploratória, que foi realizada por meio de um questionário aplicado pela plataforma Google Forms e contou com 37 perguntas, sendo duas delas, questões abertas, com um total de 262 de respondentes. Os principais resultados demonstram que os docentes foram submetidos ao processo de intensificação do trabalho, flexibilização das atividades e alterações na organização do trabalho dos professores.Palavras-chave: Condições do trabalho docente; Trabalho remoto; Isolamento social.

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Biografia do Autor

Kelen Aparecida da Silva Bernardo, Universidade Federal do Paraná
Graduada em Serviço Social e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Pesquisadora da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). Pesquisadora das temáticas flexibilização e intensificação do trabalho. 
Fernanda Landolfi Maia, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Sociologia, Mestre em Educação, Cientista Social e Secretária Executiva. Professora adjunta do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Secretariado (GEPSEC/UFPR). Pesquisadora da rede de estudos e monitoramento Interdisciplinar da reforma trabalhista (REMIR).
Maria Aparecida Bridi, Universidade Federal do Paraná
Socióloga, professora do Departamento de Sociologia (DECISO) e do  Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) no período 2020-2021; Pesquisadora da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). Co-editora da Revsita da ABET. Autora de livros, capítulos de livros e de artigos em revistas científicas. 

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Publicado
2020-12-29
Seção
Dossiê: Trabalho e Educação em tempos de pandemia