DECOLONIALIDADE E BEM VIVER: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO CONTEXTO RIBEIRINHO DA ILHA DO COMBU

Resumo

Diversos aspectos da nossa realidade refletem a colonialidade que ainda persiste em nossa sociedade e reforça padrões eurocêntricos e estadunidenses, incluindo a noção de desenvolvimento. Esse discurso desenvolvimentista ganhou força e muitos lugares o aderiram na sua agenda como meta a ser alcançada, pois os países considerados subdesenvolvidos ou em desenvolvimento também desejavam usufruir dos privilégios prometidos, mesmo que a maioria do seu povo pereça. Diante das atrocidades e da falência do dito desenvolvimento, a Ilha do Combu nos convida a refletir sobre essa lógica que nos foi imposta. Assim, neste texto buscamos apresentar o contexto da população ribeirinha que ali se consolidou de maneira diferenciada da Belém continental e urbana. Trata-se de um ensaio antropológico de caráter qualitativo e etnográfico, fazendo-se uso de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo realizado no período de 2010 a 2016, compreendendo observação direta e participante, entrevistas semiestruturadas e conversas informais, o que sempre se mostrou ser uma rica fonte para compreender a cosmovisão e a realidade local.  Pudemos perceber que quando começou a se consolidar a ocupação da ilha o principal motivo era a busca por uma vida melhor, mais próximo do ritmo da natureza do que do ritmo “moderno”. O modo de vida construído na Ilha do Combu, na “contramão” do desenvolvimento do continente, reflete uma postura, até então, contra-hegemônica das comunidades revelando uma concepção de Bem Viver local, ainda que não usem o termo em si.

Biografia do Autor

Thainá Guedelha Nunes, Universidade Federal do Pará
Cientista Social e Mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Pará.

Referências

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.

ALCANTARA, Liliane; SAMPAIO, Carlos Alberto. Bem Viver como paradigma de desenvolvimento: utopia ou alternativa possível? Desenvolvimento e Meio Ambiente. 40: 231-251, 2017.

CÉSAIRE, Aimée. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Lisboa, 1978.

DERGAN, João Marcelo Barbos. História, memória e natureza: as comunidades da Ilha do Combú-Belém-PA. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, 2006.

DIEGUES, Antônio Carlos. Ilhas e sociedades insulares: coletânea de textos apresentados no seminário sociedades insulares. São Paulo: NUPAUB, 1997.

DUSSEL, Enrique. Sistema mundo y transmodernidad. In. Modernidades coloniales, pp. 201-226. México: El Colegio de México, 2004.

ESCOBAR, Arturo. El desarrollo (de nuevo) en cuestión: algunas tendencias en los debates críticos sobre capitalismo, desarrollo y modernidad en América Latina. In: Sentipensar con la tierra: Nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Medellín: Ediciones UNAULA, 2014.

GONÇALVES, Amanda Cristina; Et al.. Capitulo 4: Belém e Abaetetuba. In. A função socioambiental do patrimônio da União na Amazônia. Brasília: Ipea, 2016.

JARDIM, Mário Augusto Gonçalves. Diversidade biológica das áreas de proteção ambiental: Ilhas do Combu e Algodoal-Maiandeua - Pará, Brasil. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2009.

LISBOA, Armando. Construindo uma identidade insular em um mundo que se globaliza: o jeito manezinho de ser. In. Ilhas e sociedades insulares: coletânea de textos apresentados no seminário sociedades insulares. São Paulo: NUPAUB, 1997.

MIGNOLO, Walter. Desafios coloniais hoje. In: Epistemologias do Sul, pp. 12-32. Foz Do Iguaçu: Cortez Editora, 2017.

MOREIRA, Eidorfe. Belém e sua expressão geográfica. Belém: Imprensa Universitária, 1966.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Pioneira, 1976.

RESTREPO, Eduardo. Inflexion decolonial. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2010.

RODRIGUES, Carmem Izabel. Caboclos na Amazônia: a identidade na diferença. Novos Cadernos NAEA. 9(1): 119-130, 2006.

VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.

Publicado
2022-08-31
Seção
Dossiê: Sociedade amazônica: processos, relações e singularidades