REFLETINDO SOBRE AS PERCEPÇÕES E AS PERSPECTIVAS DOS/AS BOLSISTAS PIBID SOCIOLOGIA/FILOSOFIA DA UFMT

Resumo

O artigo analisa as percepções e perspectivas de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculados ao Projeto Multidisciplinar Pibid - Sociologia/Filosofia da UFMT. A metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica e aplicação de um questionário via Google Forms, respondido por 20 bolsistas. Constatamos que os/as estudantes bolsistas percebem desafios em ser professor na educação básica, desafios estes vinculados à sobrecarga de trabalho, às burocracias, à precarização da carreira docente, ao adoecimento dos professores etc. Desse modo, a partir desta percepção, alguns apresentaram o desejo de fazer mestrado e doutorado para ingressar no ensino superior. Logo, ser professor na educação básica apresenta-se como uma possibilidade temporária de trabalho. Já outros bolsistas dizem que vão encarar "o desafio" de ser professor na educação básica e apresentaram em seus discursos a consciência sobre a necessidade de articulação entre teoria e prática para ser um bom professor.

Biografia do Autor

Silvana Maria Bitencourt, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada 2 do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal do Mato Grosso (Campus Cuiabá) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFMT, É Pós Doutora em Ciências Sociais pela Univerrsidade de Buenos Aires (2019), Tem doutorado em Sociologia Política (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Sociologia Política (2006) pela mesma instituição, realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ( 2010). É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Saúde do Corpo, Gênero e Gerações (2014) juntamente com Cristiane Andrade Batista (Fiocruz - RJ) , pesquisadora da Rede Ibero-Americana Ciência, Gênero e Tecnologia , membro da Red Internacional de Sociología de las Sensibilidades (RedISS) , membra convidada do grupo de pesquisa sobre Estudios Sociales sobre el cuerpos y las Emociones (Instituto Gino Germani - Universidad de Buenos Aires). e membra da organização 500 mulheres cientistas núcleo Cuiabá. Atualmente representa o Brasil no grupo de trabajo Sensibilidades, Subjetividades y pobreza - (CLACSO - 2020). Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT entre maio de 2013 a maio de 2015. Coordenou o Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania (NIEVCi) entre fevereiro de 2016 a julho de 2018. Suas pesquisas centram-se em maternidade, cultura científica e política de produtividade. Corpo, Saúde, Emoções e Cuidado, Mercado de trabalho e mulheres, Estudos de gênero e feministas, violência de gênero, ensino de Sociologia, sociologia da educação e formação de professores em ciências sociais. É autora das obras Maternidade e Carreira (Paco, 2013) e Existe outro lado do rio: um estudo sobre educação, gênero e engenharia (APRIS, 2016), ambas obras abordam questões de gênero na Universidade Federal de Santa Catarina; tanto em cursos de graduação quanto pós-graduação. Como produto do grupo de pesquisa: saúde do corpo, gênero e gerações, , em 2020 criamos o Canal no Youtube "Cuidado e Sociedade que tem por finalidade discutir esse tema face à pandemia da Covid-19, por meio de lives com especialistas na área de gênero, saúde, violência, educação, sociologia, dentre outros.

Publicado
2025-10-05