REFLETINDO SOBRE AS PERCEPÇÕES E AS PERSPECTIVAS DOS/AS BOLSISTAS PIBID SOCIOLOGIA/FILOSOFIA DA UFMT
Resumo
O artigo analisa as percepções e perspectivas de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculados ao Projeto Multidisciplinar Pibid - Sociologia/Filosofia da UFMT. A metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica e aplicação de um questionário via Google Forms, respondido por 20 bolsistas. Constatamos que os/as estudantes bolsistas percebem desafios em ser professor na educação básica, desafios estes vinculados à sobrecarga de trabalho, às burocracias, à precarização da carreira docente, ao adoecimento dos professores etc. Desse modo, a partir desta percepção, alguns apresentaram o desejo de fazer mestrado e doutorado para ingressar no ensino superior. Logo, ser professor na educação básica apresenta-se como uma possibilidade temporária de trabalho. Já outros bolsistas dizem que vão encarar "o desafio" de ser professor na educação básica e apresentaram em seus discursos a consciência sobre a necessidade de articulação entre teoria e prática para ser um bom professor.
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