Os ideais de progresso por meio da tecnologia na Engenharia Civil brasileira:
uma relação entre o século XIX
Resumo
Neste artigo investigamos qual o papel dos engenheiros civis na construção de um imaginário de modernidade e progresso tecnológico no Brasil e de que maneira isso permanece na organização da educação em engenharia atual. A pesquisa é realizada por meio de uma análise histórica da bibliografia consultada, focada na segunda metade do século XIX, quando aconteciam as Exposições Universais que impactaram o pensamento da burguesia brasileira, edas transformações que ocorreram ao longo do século XX no ensino de engenharia. Além disso, faz-se também uma análise documental das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia. Ao investigarmos a classe emergente dos engenheiros no país em relação com o que se considerava progresso, pode-se encontrar conexões com o ensino de engenharia do presente, como o determinismo tecnológico, a presença da inovação e a relação estreita com as empresas. Embora exista hoje uma preocupação com a responsabilização social e ambiental, salientamos a necessidade de uma educação em engenharia que seja crítica de si mesma.
Publicado
2024-11-20
Seção
Dossiê: Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia
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