CONHECIMENTO, CRENÇAS E QUESTÃO RACIAL NO BRASIL
reflexões sobre antigos saberes na nova academia
Palavras-chave:
Crença(s), Conhecimento, Colonialidade, Raça, Identidade
Resumo
O sistema de crenças atua segundo uma combinação não regular de modos de conhecer e de lidar com o conhecimento dentro e fora da academia no Ocidente. Embora ele tenha suas distinções onto-epistêmicas, o campo de atuação do sistema de crenças é o sujeito do conhecimento e suas dimensões (subjetividades, cosmovisões, quadros de compreensões). O presente estudo objetiva compreender filosoficamente as narrativas do sistema de crenças e o fazer acadêmico no macro sistema que os envolve: o colonialismo e suas performances. As crenças (sobretudo, aquelas vinculadas às religiões e aos segmentos hegemônicos) transitam entre categorias de estudos científicos e do senso comum, mas demarcando sempre o interesse principal de manutenção da dominação colonial pela alienação de massa. Apresento, também, uma nova academia que vem juntando inteligências, identidades e epistemes contracoloniais para inscrever na história da ciência outras formas de conhecimento, especialmente a partir das questões de raça, de gênero e de classe.Downloads
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Publicado
2024-12-15
Edição
Seção
Dossiê Interseccionalidades: experiências, olhares, reflexões e engajamento
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