Ensino remoto durante a pandemia

Pesquisa com docentes do Ceará

  • Márcio Kleber Morais Pessoa
  • Manoel Moreira de Sousa Neto
Palavras-chave: Trabalho docente, Ensino remoto emergencial, Pandemia, Adoecimento

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar a situação dos docentes da rede estadual de educação básica do Ceará em relação ao ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com amostra válida: 281 professores responderam a um questionário online autoadministrado com nível de confiança de 90% e com erro amostralde 5%. A aplicação ocorreu entre abril e maio de 2021, sendo utilizada a técnica “bola de neve”. O formulário online possuía “travas de segurança” que encerravam a aplicação, caso o respondente não atendesse ao perfil. Os dados coletados indicam que os docentes realizaram mais trabalho extraclasse. O atendimento personalizado a alunos também aumentou,ocorrendo principalmente por meio de aplicativo de mensagens, o que requer conectividade 24h por dia, 7 dias por semana. A consequência disso (a partir da percepção dos sujeitos) é que o adoecimento docente se intensificou, principalmente problemas relacionados à saúde mental, à visão e à coluna, perna ou pé. Por outro lado, problemas vocais foramamenizados.

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Publicado
2024-12-16