TERRA E TERRITÓRIO

REPERTÓRIOS DE AÇÃO COLETIVA DA TEIA DOS POVOS DO BRASIL

Palavras-chave: Teia dos Povos, Repertórios de ação coletiva, Movimentos Sociais, Território, Agroecologia

Resumo

No começo do século XXI as mobilizações coletivas ganharam escala global e passaram a reivindicar pautas identitárias, suscitando uma mudança analítico-interpretativa nas teorias dos movimentos sociais, que até então entendiam os objetivos dos movimentos sociais como centrados na busca por mudanças materiais. Nesse âmbito, a perspectiva sociológica de Charles Tilly ampliou a compreensão do conceito de repertório de ação coletiva como conjunto de formas de ação política disponíveis em dado contexto histórico, que é acionado para mobilizar reivindicações coletivas e que pode ser modificado pelos sujeitos através de suas experiências singulares. Nesse sentido, buscamos compreender quais os principais repertórios de ação coletiva do movimento social brasileiro Teia dos Povos, utilizando a abordagem qualitativa e etnográfica de pesquisa, com base na análise do livro Por Terra e Território: os caminhos da revolução dos povos no Brasil, e de uma entrevista com um dos principais mobilizadores do movimento e autor do livro, Joelson Ferreira. Dessa forma, visando contribuir com a investigação de mudanças significativas no funcionamento dos movimentos sociais e das condições políticas cambiantes que influenciam as atualizações dos repertórios de ação coletiva, elencamos a terra e o território como os principais repertórios da Teia dos Povos, que promovem o vínculo e o cuidado com a terra através da agroecologia, da ancestralidade e da espiritualidade.

Biografia do Autor

Jeniffer Hübner, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Antropóloga e socióloga, doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Territorial, Territorialidades e Sustentabilidades (NEDETS - UFSM). Bolsista CAPES. 

José Marcos Froehlich, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Titular, com atuação no PPG em Extensão Rural e no PPG em Ciências Sociais, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);Doutor em Ciências Sociais pela UFRRJ e Pós-Doutor em Antropologia Social pela Universidad de Sevilla (Espanha); Mestre em Sociologia pela UFRGS e Graduação em Agronomia pela UFSM. Professor Visitante na Universidad de Sevilla (Espanha);Coordenador do Núcleo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Territorial, Territorialidades e Sustentabilidades (NEDETS - UFSM).

Publicado
2025-10-05