A FOTOGRAFIA NA SOCIOLOGIA
CARTOGRAFIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E INTERNACIONAL
Resumo
Este artigo realiza uma cartografia da produção sociológica sobre fotografia no Brasil e no cenário internacional, com base em análises bibliométricas e lexicais realizadas por meio dos softwares IRaMuTeQ e VOSviewer. A partir de um corpus de artigos indexados nas bases SciELO e Web of Science, investigam-se os repertórios conceituais, os eixos temáticos e que estruturam o uso da fotografia como objeto e instrumento de pesquisa nas ciências sociais. Os resultados evidenciam que a produção brasileira está fortemente ancorada no referencial bourdieusiano, com ênfase em abordagens teóricas e simbólicas, enquanto a produção internacional se destaca pelo uso metodológico e aplicado da imagem, especialmente em pesquisas sobre saúde, juventude, gênero e consumo digital. A fotografia revela-se, assim, uma arena de disputas epistemológicas, refletindo distintos modos de fazer científicos e formas de consagração nos campos acadêmicos analisados. O artigo conclui pela necessidade de articular criticamente densidade teórica e metodologia, promovendo uma sociologia visual ou da imagem que seja, ao mesmo tempo, reflexiva, situada e sensível às transformações contemporâneas da cultura visual.
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