PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO RESISTÊNCIA CURRICULAR
GUIAS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE REFORMA DO PNLD
Resumo
Este artigo analisa o lugar do audiovisual nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2021), contextualizando as transformações curriculares decorrentes da reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). A pesquisa identificou que a maioria das menções ao audiovisual nas coleções analisadas limitam-se a indicações de filmes, com raras sugestões à produção discente e com orientações técnicas insuficientes. Diante dessa lacuna e da fragmentação da Sociologia em materiais interdisciplinares, o estudo apresenta duas iniciativas de guias didáticos desenvolvidas no âmbito do ProfSocio/Fundaj. Estes recursos, elaborados como produtos educacionais abertos, propõem sequências didáticas que articulam teoria sociológica e produção de curtas-metragens, transformando trajetórias pessoais em exercícios de análise estrutural e imaginação sociológica. Conclui-se que a autoria estudantil de narrativas audiovisuais configura um ato político de resistência à precarização curricular, capacitando jovens a decifrar criticamente realidades sociais através de ferramentas digitais, mesmo em contextos de infraestrutura limitada.
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