Dil: The Crying Game, espectatoralidade e agenciamento trans em Traídos pelo Desejo

  • Marcelo Spitzner

Resumo

Este artigo, através de uma perspectiva transfeminista e queer, discute um recorte do filme Traídos pelo Desejo, como pertence a um campo que convencionalmente tem-se chamado de Trans Cinema. Através da discussão do filme busca-se, além de problematizar o conceito de gaze, a partir de um viés binário, propor uma espectatoralidade agencial da personagem trans. Essa espectatoralidade e agenciamento da personagem Dil são possíveis através de um momento, que pode ser observado em vários filmes do Trans Cinema, em que o personagem experimenta uma ruptura com o sentimento de medo ou da exposição a potencial violência, é um momento de intenso engajamento fílmico que permite uma fuga temporária do domínio cinematográfico dos efeitos negativos de cenas constrangedoras. A esse momento poderíamos chamar de “ válvula de escape” e pode estar associado a diversos elementos, tais como sonho, fantasia, dança, etc. Nesse filme, associo-o a performance da música (ou músicaescape) The Crying Game.Palavras-chave: Trans Cinema; Espectatoralidade; Gaze; Agenciamento; Teoria queer.
Publicado
2015-10-20
Seção
Dossiê Sexualidades, Intersecções e Mídias