CENTRALIDADE, ESPAÇO PÚBLICO E VISIBILIDADE

o calçadão Arthur Bernardes em Viçosa (MG)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o Calçadão Arthur Bernardes como espaço público de Viçosa (MG), a fim de identificar aspectos que estimulem a discussão de sua relevância para o reordenamento da região central da cidade, entre as décadas de 1970 e 1980. Para isso, empreendeu-se uma investigação, associando a História Oral à análise documental, sobre a formação do centro da cidade de Viçosa, focalizando seus aspectos espaciais, buscando compreender as circunstâncias que levaram à construção do Calçadão. Foi encontrado que esta obra, por abrigar boa parte da atividade comercial municipal e ter em seu entorno parte do patrimônio cultural edificado da cidade, atua como elemento fundamental na organização de sua malha urbana central.

Biografia do Autor

Luiza Oliveira Pacheco, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa.

Fábio Cabral Durso, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa.

Referências

ANDRADE, I. L. de. Aplicação do modelo de zoneamento morfológico-funcional para o estudo do espaço intraurbano de cidades médias: análise da cidade de Viçosa-MG. 2015. 75 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Geografia, 2015.

BAÊTA, O. V. Estratégias como práticas sociodiscursivas em uma universidade pública: Uma abordagem crítica. Lavras: UFLA, 2016. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Lavras.

BERNARDES, R. Ampulheta urbana: Uma análise da construção da Universidade Federal de Viçosa e de sua influência na (des)construção da cidade de Viçosa - MG através das transformações no tempo e no espaço. Monografia para obtenção do título de Bacharel em Geografia, 2013.

BOTELHO, A. A cidade como negócio: produção do espaço e acumulação do capital no município de São Paulo. Cadernos Metrópole, n. 18, p. 16, 2007.

BRESCIANI, M. S. As sete portas da cidade. Espaço & Debates, n. 34, 1991.

CARDOSO, S. R. P. Espaço público na metrópole contemporânea. Curitiba: InterSaberes, 2022.

CASTRO, M. G. Ensino, pesquisa e extensão: origem, trajetória e reconfiguração institucional na Universidade Federal de Viçosa. 2015. 159f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Viçosa.

CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Tradução Luciano Vieira Machado, 4 ed. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.

COELHO, D. D. Da Fazenda ao Bairro: a construção de uma Nova Viçosa (1970-2000). 2013. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa.

COELHO, D. D. O direito à moradia: uma análise da provisão habitacional em Viçosa (MG) entre 1964-1986. 2016. 201f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. Editora Ática: São Paulo, 1989.

FONSECA, F. L. da. Os calçadões e sua importância para a qualidade urbana na área central de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora.

GOMES, E. C. Percepção do ambiente construído. São Paulo, 1997. 203 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo. 1997.

GOMES, P. C. da C. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: 2002, 304 p.

GOMES, P. C. da C. O lugar do olhar: Elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

HONÓRIO, L. de M. A produção do espaço em uma cidade universitária: O caso de Viçosa, MG. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Geografia, 2012.

JANUZZI, D. de C. R. Calçadões: a revitalização urbana e a valorização das estruturas comerciais em áreas centrais. 2006. 318 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 1999.

LOPES, V. S. O Plano Diretor do município de Viçosa-MG e a política de ordenamento territorial: avanços e limitações nas localidades de João Braz, Liberdade e Silvestre (2000 a 2010). Monografia. Departamento de Geografia, Universidade Federal de Viçosa. 2011.

MARIA, A. C.; STEPHAN, I. I. C. Especulação Imobiliária e Expansão Urbana: o caso do Paraíso, Viçosa (MG). In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Vitória, ES. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória, ES, 2014.

MARIA, A. C. de S., FARIA, T. C. de A., STEPHAN, I. I. C. Um retrato da evolução urbana de Viçosa-MG: impactos da federalização da UFV sobre a cidade (1969-2014). Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 3, n. 1, 2014.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

MELLO, F. A. O. Análise do processo de formação da paisagem urbana do município de Viçosa, Minas Gerais. 103 f. Dissertação (Mestrado). Pós-graduação em Ciências Florestais. Universidade Federal de Viçosa. 2002.

PACHECO, L. O. Calçadão Arthur Bernardes: Centralidade e espaço público em Viçosa (MG). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Viçosa, Departamento de História, Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, Viçosa, 2023.

RIBEIRO FILHO, G. B. A formação do espaço construído: Cidade e legislação urbanística em Viçosa, MG. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Rio de Janeiro, 1997.

RIBEIRO, T. G. Paisagem e espaço público: As intervenções urbanas na avenida Barão do Rio Branco em Juiz de Fora/MG. Juiz de Fora, 2016. 127f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora.

SANDRINI, R. T. Ruas de pedestres como espaços públicos em centros urbanos: um estudo sobre o calçadão de São Paulo. 2021. 259 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.

SCIFONI, S. O patrimônio como negócio. In: ALVAREZ, I. P.; CARLOS, A. F. A.; VOLOCHKO, D. (Orgs.). A cidade como negócio. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

SILVA, M. L. da. Expansão da cidade de Viçosa (MG): A dinâmica centro-periferia. (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: Ufes, 2014.

STEPHAN, I. I. C. Patrimônio em risco: o patrimônio arquitetônico na zona proibida / Ítalo Itamar Caixeiro Stephan. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.

TORRÃO FILHO, A. Sete portas e uma chave: A constituição de saberes técnicos e teóricos sobre a cidade. POLITEIA: História e Sociedade. v. 9, n. 1, 2011.

Publicado
2024-08-29
Seção
Artigos