Sobre o Conceito de "Formação" nas Ciências Humanas

e sua Relevância para uma Pedagogia da Arquitetura

  • Sylvio Arnoldo Dick Jantzen UFRGS

Resumo

A essência da physis é, porém, surgir e espraiar-se simultaneamente numa
abertura e clareira. Phos, pháos, luz, e physis, surgir, e phaino, brilhar e
parecer, possuem raízes na própria essência daquilo que nem os
pensadores originários dos gregos e nenhum dos pensadores
posteriores chegaram a pensar, na unidade de sua riqueza. [...] No
sentido de abrigar abrindo e clareando, a clareira é a essência originária
que se vela na alethéia. Este é o nome grego para dizer verdade, mas para
os gregos significa desencobrimento e des-cobrimento. Na essência
escondida da alethéia, physis (natureza) e pháos (luz) trazem o fundo da
unidade velada de sua essência. [...] a linguística moderna chegou a
reconhecer que as palavras physis e pháos são a mesma palavra. Mas o
conhecimento lingüístico não é prova de nada. (Martin Heidegger, 1943:31-
32; grifos meus).
Nas ciências do espírito temos um modo, em geral desconhecido, … , de
exigir condições de verificabilidade dos nossos conhecimentos. Só que
tem um aspecto muito diferente do usual da ciências naturais. A melhor
maneira de as indicar é através da desacreditada palavra "formação"
<Bildung>. Esta não é a sabedoria amável que se ensina nas escolas
superiores; "formação" é uma palavra que designa a natureza orgânica.
"Formação" significa originalmente e, sobretudo, que uma evolução
conduziu a uma formação, a uma forma que agora constitui algo que é.
[...] nas ciências do homem e da sociedade, o significado de "formação"
corresponde ao significado do experimento nas ciências naturais. A
experimentação decide, mas apenas quando responde a uma pergunta.
Do mesmo modo, nas "ciências do espírito" só merece consideração aquilo
que satisfaz a exigência da "formação" ... (Hans-Georg Gadamer,
37
artigo
1989:79).

Publicado
2025-06-06
Seção
Artigos