Sobre o Conceito de "Formação" nas Ciências Humanas

e sua Relevância para uma Pedagogia da Arquitetura

  • Sylvio Arnoldo Dick Jantzen UFRGS

Resumo

A essência da physis é, porém, surgir e espraiar-se simultaneamente numaabertura e clareira. Phos, pháos, luz, e physis, surgir, e phaino, brilhar eparecer, possuem raízes na própria essência daquilo que nem ospensadores originários dos gregos e nenhum dos pensadoresposteriores chegaram a pensar, na unidade de sua riqueza. [...] Nosentido de abrigar abrindo e clareando, a clareira é a essência origináriaque se vela na alethéia. Este é o nome grego para dizer verdade, mas paraos gregos significa desencobrimento e des-cobrimento. Na essênciaescondida da alethéia, physis (natureza) e pháos (luz) trazem o fundo daunidade velada de sua essência. [...] a linguística moderna chegou areconhecer que as palavras physis e pháos são a mesma palavra. Mas oconhecimento lingüístico não é prova de nada. (Martin Heidegger, 1943:31-32; grifos meus).Nas ciências do espírito temos um modo, em geral desconhecido, … , deexigir condições de verificabilidade dos nossos conhecimentos. Só quetem um aspecto muito diferente do usual da ciências naturais. A melhormaneira de as indicar é através da desacreditada palavra "formação"<Bildung>. Esta não é a sabedoria amável que se ensina nas escolassuperiores; "formação" é uma palavra que designa a natureza orgânica."Formação" significa originalmente e, sobretudo, que uma evoluçãoconduziu a uma formação, a uma forma que agora constitui algo que é.[...] nas ciências do homem e da sociedade, o significado de "formação"corresponde ao significado do experimento nas ciências naturais. Aexperimentação decide, mas apenas quando responde a uma pergunta.Do mesmo modo, nas "ciências do espírito" só merece consideração aquiloque satisfaz a exigência da "formação" ... (Hans-Georg Gadamer,37artigo1989:79).
Publicado
2025-06-06
Seção
Artigos