EXERCÍCIO E SAÚDE: A PERCEPÇÃO DISCENTE - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

  • Fabiano Pries Devide
  • Marcos Santos Ferreira
Palavras-chave: Educação física, Saúde, Cursos de graduação

Resumo

A existência de uma relação entre o exercício físico e a saúde tem sido apontada por inúmeros estudiosos na área de Educação Física (EF). No entanto, também identificam-se posicionamentos que vão desde a aceitação de uma relação causal entre o exercício e a saúde até a sua negação. Sendo assim, através deste estudo descritivo de caráter exploratório, surgiu a curiosidade de se investigar: a) qual a concepção de saúde dos alunos do curso de EF; b) como eles percebem a relação da EF com a saúde; e c) como eles vêem a contribuição da educação física escolar para a saúde. A relevância do estudo é reforçada pelo mesmo poder oferecer primeiras aproximações no que diz respeito como a relação entre a saúde e o exercício físico se apresenta nos cursos de graduação em EF. Para tanto, utilizamos como amostra todos os alunos regularmen­te matriculados no último período do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os dados obtidos com a aplicação de um questionário semi-estruturado permi­tem afirmar que uma grande parcela dos alunos admite uma relação causal entre o exercício e a saúde; desconsideram ou não aprofundam a relação dos determinantes sócio-políticos-econômicos da saúde; e limitam-se a relacionar a educação física com a saúde pela via da aptidão física.

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Publicado
2012-10-16
Seção
Seção Especial “Do Diagnóstico à Ação: Experiências em Promoção de Atividade Física e Saúde”