Análise dos desafios dos ingressantes em Engenharia Agrícola no contexto pós-pandemia

  • Catiane Peglow Holz
  • Anna Klug Milech
  • Talisson Natan Tochtenhagen
  • Bruno Nunes Hubner
  • Guilherme dos Santos Tedesco
  • João Guilherme Trevisan Spagnollo
Palavras-chave: Evasão, Adaptação, Acolhimento, Integração

Resumo

A elevada taxa de evasão nos cursos de Engenharia no Brasil representa um desafio significativo para as instituições de ensino superior. Nesse contexto, o Programa de Acompanhamento de Ingressantes (PAI), promovido pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Agrícola da UFPEL, tem como objetivo principal facilitar a adaptação e o acolhimento de novos alunos, contribuindo para a redução dos índices de evasão. Durante o ano letivo 2022/1, foram aplicados quatro questionários com o intuito de identificar as dificuldades dos discentes ingressantes e fornecer o apoio adequado. Os dados coletados foram analisados utilizando o software Excel, permitindo a implementação de ações direcionadas e eficazes. Os resultados indicam que o projeto tem sido bem-sucedido em promover a integração dos estudantes na instituição, fortalecendo o vínculo acadêmico e contribuindo para a permanência dos alunos no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-30