Influência da adição de borracha de pneu nas propriedades de painéis MDP
Resumo
No presente estudo avaliou-se a qualidade de painéis MDP produzidos com partículas de madeira de Pinus spp em mistura com borracha de pneu. Foram produzidos painéis monocamada com adição de 0, 6, 12, 18 e 24% de proporção deborracha de pneu, com massa específica nominal de 0,65 g.cm-³, utilizando 12% de resina ureia-formaldeído, 0,5% de parafina e 2% de catalisador sulfato de amônia. Utilizou-se pressão de 2,45 MPa, menor que as convencionalmente utilizadas em painéis MDP, para possibilitar a produção dos painéis com massa específica aparente próxima da nominal. A temperatura foi de 180°C durante 10 minutos de prensagem a quente. Foram avaliadas as propriedades: massa específica aparente, teor de umidade de equilíbrio, absorção de água e inchamento em espessura (2 e 24 horas), flexão estática (MOR e MOE) e ligação interna de acordo com a norma ASTM D 1037 (2006). Os valores foram comparados aos requisitos da norma ANSI A 208.1 (1993) e com os resultados de outras pesquisas. Somente os resultados para o ensaio de flexão estática não atenderam os requisitos determinados na norma ANSI, mas a adição de borracha de pneu nos painéis proporcionou aumento nos valores das propriedades avaliadas, tendo melhores resultados a adição de 12% de borracha de pneu.
Publicado
2019-08-21
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2019 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.