INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NOS DEFEITOS DE SECAGEM DA MADEIRA DE Hovenia dulcis Thunb.
Resumo
O presente estudo teve por objetivo avaliar a influência dos tratamentos térmicos de aquecimento e congelamento nos defeitos de secagem da madeira de Hovenia dulcis Thunb. Para tanto, utilizou-se amostras de madeira da espécie em questão com dimensões de 2 x 10 x 20 cm. Os tratamentos térmicos de aquecimento e congelamento foram conduzidos em tanque térmico a 85ºC e em freezer a -18ºC, respectivamente, em que as amostras permaneceram durante 12 e 24 horas em ambos os tratamentos. Após os pré-tratamentos, as amostras foram submetidas à secagem em estufa elétrica com circulação forçada de ar, a temperaturas de 60 e 90ºC, até o teor de umidade final estipulado de 0 a 2%. Os tratamentos térmicos apresentaram efeito diferenciado em função dos defeitos de secagem, enquanto o aquecimento e congelamento reduziram o encurvamento das peças em relação à testemunha, o IRT tendeu a aumentar o mesmo. Em relação às temperaturas de secagem, as peças submetidas a 60ºC apresentaram defeitos menos pronunciados, demonstrando que temperaturas de secagem mais amenas reduzem a incidência de defeitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-05-31
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.