INFLUENCE OF MOISTURE CONTENT, SPECIFIC GRAVITY AND SPECIMEN GEOMETRY ON THE ULTRASONIC PULSE VELOCITY IN Eucalyptus grandis Hill ex Maiden WOOD

  • Leandro Calegari Universidade Federal de Campina Grande
  • Darci Alberto Gatto Universidade Federal de Pelotas
  • Diego Martins Stangerlin Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O uso do ultrassom para a caracterização das propriedades físicas e mecânicas é uma técnica bem definida para materiais homogêneos, como metais. Entretanto, sua aplicação em materiais heterogêneos e anisotrópicos, como a madeira, é mais problemática. Este trabalho analisou a influência do teor de umidade, massa específica e efeito da secção transversal do corpo de prova sobre a velocidade do pulso ultrassônico em madeira de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden. Para isso, confeccionaram-se corpos de prova de altura e comprimento fixo (3 e 25 cm, respectivamente) e largura variada (5; 10 e 15 cm), a fim de obter distintas relações base-altura: 1,67; 3,33 e 5. Estes foram secos em estufa e monitorados para a determinação da velocidade do pulso ultrassônico considerando o sentido longitudinal da madeira. Os resultados acusaram o teor de umidade como sendo o principal fator de influência, sendo que a massa específica apresentou influência secundária, enquanto que a razão base/altura dos corpos de prova não apresentou influência estatisticamente significativa. <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false

Biografia do Autor

Leandro Calegari, Universidade Federal de Campina Grande
Engenheiro Florestal, Dr., Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos, PB.
Darci Alberto Gatto, Universidade Federal de Pelotas
Engenheiro Florestal, Dr., Professor Adjunto do Curso de Engenharia Industrial Madeireira, Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS.
Diego Martins Stangerlin, Universidade Federal de Mato Grosso
Engenheiro Florestal, M.Sc., Professor Assistente do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus de Sinop. Avenida Alexandre Ferronato, 1200, Setor Industrial, CEP: 78550-000 - Sinop, MT.
Publicado
2011-11-30
Seção
Artigo original (Original research)