CARACTERIZAÇÃO DA MADEIRA DE QUATRO ESPÉCIES FLORESTAIS PARA USO EM MOVELARIA
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi caracterizar as propriedades físicas, avaliar os resultados da usinagem e determinar parâmetros da rugosidade da madeira de quatro espécies de eucalipto. Para avaliação da usinagem foram confeccionados corpos-de-prova com dimensões de 50 x 12,5 x 2,3 cm. Foram realizados ensaios de aplainamento, lixamento, furação para cavilha e dobradiça, rasgo e fendilhamento por pregos. Para as espécies estudadas foram determinadas as propriedades físicas densidade básica e aparente, contração volumétrica e o fator de anisotropia. A análise da rugosidade foi feita nas superfícies aplainadas, através de rugosímetro de agulha. A densidade média obtida foi similar a de espécies de eucalipto que já se encontram em utilização na fabricação de móveis. De forma geral, as amostras avaliadas apresentaram boa qualidade de acabamento, mostrando resultados satisfatórios em usos para a indústria moveleira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-05-25
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.