USO DE SECADOR SOLAR PARA SECAGEM DE Pinus sp.

  • Loci Alisson Busatto Universidade Federal de Santa Maria
  • Rômulo Trevisan Universidade Federal de Santa Maria
  • Nayan Luiz Martins Universidade Federal de Santa Maria
  • Alex Haubert Pilger Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar o uso do secador solar com a secagem ao ar livre em relação ao teor de umidade final e qualidade da madeira seca de Pinus sp. Para elaboração do trabalho, construiu-se um secador com coletor solar externo, sendo a câmara de secagem constituída basicamente de uma estrutura de madeira maciça e chapas de compensado e o coletor solar de arcos de ferro, pedra britada e plástico PVC (policloreto de vinila). Os dois métodos testados no estudo receberam uma carga com 36 tábuas cada, sendo o período de secagem de 39 dias para ambos. Para a avaliação da qualidade de secagem, os defeitos analisados e quantificados, antes e após a secagem, foram as rachaduras de topo e empenamentos (arqueamento, encanoamento e encurvamento). Os resultados obtidos mostraram que, quando comparado com a secagem ao ar livre, o secador solar não foi superior em eficiência, visto que a taxa de secagem foi semelhante para ambos os métodos. Quanto à qualidade, o defeito encurvamento na secagem ao ar livre e o arqueamento na estufa solar apresentaram diferença significativa entre as avaliações realizadas antes e após a secagem.

Biografia do Autor

Loci Alisson Busatto, Universidade Federal de Santa Maria
Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal, Centro de Educação Superior Norte do RS, Universidade Federal de Santa Maria, BR386 Km40, Linha 7 de Setembro, CEP 98.400-000, Frederico Westphalen, (RS).
Rômulo Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria
Engenheiro Florestal, Dr., Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal, Centro de Educação Superior Norte do RS, Universidade Federal de Santa Maria, BR386 Km40, Linha 7 de Setembro, CEP 98.400-000, Frederico Westphalen, (RS).
Nayan Luiz Martins, Universidade Federal de Santa Maria
Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal, Centro de Educação Superior Norte do RS, Universidade Federal de Santa Maria, BR386 Km40, Linha 7 de Setembro, CEP 98.400-000, Frederico Westphalen, (RS).
Alex Haubert Pilger, Universidade Federal da Fronteira Sul
Engenheiro Florestal, Técnico Agropecuário na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul, CEP 85303-160, Laranjeiras do Sul (PR).
Publicado
2013-12-01
Seção
Artigo original (Original research)