“Sisters in Law”: desafios das mulheres pioneiras no Direito nos Estados Unidos da América e no Canadá

  • Gunter Axt Colaborador - Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, Universidade de São Paulo, USP
Palavras-chave: Gênero, Mulheres, Direito, Estados Unidos, Século XIX, Feminismo, Profissões jurídicas, Ensino jurídico, Educação mista

Resumo

O artigo propõe-se a oferecer uma perspectiva de síntese de aspectos relacionados ao princípio da trajetória feminina nas profissões jurídicas na América do Norte, sobretudo nos Estados Unidos, mas também no Canadá, das últimas décadas do século XIX aos primeiros anos do século XX. O texto apoia-se em bibliografia publicada em inglês e pouco conhecida no Brasil, procurando articular uma compreensão dos desafios de gênero que marcaram as primeiras gerações de mulheres operadoras do Direito, esforço que pode ser de grande utilidade para fins comparativos com a realidade de outros países e regiões. Nesse sentido, são discutidas desde aspectos relativos à indumentária prescrita para o ambiente tribunício, até os desafios inerentes à emergência do ensino misto.

Biografia do Autor

Gunter Axt, Colaborador - Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, Universidade de São Paulo, USP
Gunter Axt é historiador e gestor cultural. Bacharelou-se em História para UFRGS em 1992 e defendeu mestrado na mesma universidade em 1995. Doutorou-se em História Social pela USP, em 2001. Desenvolveu pós-doutorado junto ao CPDOC da FGV entre 2005 e 2006. Em 2009, foi professor visitante na Université Denis Diderot, Paris VII, junto ao Institut de la Pensée Contemporaine. Foi pesquisador associado ao Laboratório de Estudos da Intolerância (LEI) da USP entre 2005 e 2011 e integra o Grupo de Trabalho em História Política da Associação Nacional de História, que já coordenou em nível nacional e regional. Atuou como gestor cultural com foco na área da memória e do patrimônio histórico, contribuindo na concepção ou execução de diversos projetos de memória institucional, dentre os quais os da Assembleia Legislativa do RS, do Poder Judiciário do RS, do Ministério Público do RS, do Tribunal Militar do RS, da Ajuris, da Escola Superior da Magistratura do RS, do Tribunal Federal da 4ª Região, do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina e do Conselho da Justiça Federal. Presidiu o Instituto Hominus de Desenvolvimento Sociocultural de 2005 a 2007. Em 2007, integrou o Programme Courants da Maison de Cultures du Monde, em Paris. Entre 2006 e 2008 foi curador do seminário internacional Fronteiras do Pensamento, que se realizou em Porto Alegre, em Salvador e em São Paulo. Entre 2010 e 2012 foi curador do Congresso de Jornalismo Cultural, promovido pela revista Cult, de São Paulo. Entre abril de 2012 e agosto de 2013, foi Professor do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais e esteve vinculado ao projeto de mestrado Direito e Sociedade, ambos do Centro Universitário La Salle, Canoas/RS. É, desde 2010, consultor do Memorial do Ministério Público de Santa Catarina e integra o Grupo de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Catarina. É, desde 2012, pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos Diversitas, da USP. Desenvolve, desde outubro de 2014, segundo estágio pós-doutoral, dessa vez junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem vários títulos publicados, entre livros, artigos e obras organizadas, tendo se especializado em História do Brasil Império e República, História do Direito e da Justiça, História Cultural do Brasil e gestão cultural. Seu livro mais importante, Gênese do Estado Moderno no RS, resultado de sua tese de doutorado, foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre de 2011, quando também foi indicado finalista do Prêmio Fato Literário. Seu livro As Guerras dos Gaúchos foi contemplado em 2009 com dois prêmios Açorianos de Literatura, oportunidade na qual o livro Fronteiras do Pensamento: retratos de um mundo complexo recebeu também uma menção honrosa.

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Publicado
2017-12-31
Seção
Paisagens, patrimônios, legitimidades e educação nas Américas