“Contar Alguma Coisa Não Cria Sempre Uma História?”: Adaptação, Metaficção E Trauma No Romance A Vida de Pi e no Filme As Aventuras de Pi
Resumo
O romance A Vida de Pi (YANN MARTEL 2002) e sua adaptação para o cinema As Aventuras de Pi (ANG LEE 2012) narram a história de um imigrante indiano Piscine Molitor Patel, conhecido como Pi, que naufraga em sua travessia para o Canadá. Ao apresentar duas diferentes versões da sua sobrevivência, uma que inclui os animais do zoológico de sua família e outra sobre assassinato e canibalismo, a narrativa de Pi propicia uma discussão sobre a metalinguagem e os limites entre o ficcional e o real, que se reflete tanto na estrutura da narrativa, em seus diversos níveis, como na temática do romance e do filme. O artigo analisará a inter-relação entre a metalinguagem no romance e no filme e os limites da narrativa para expressar o trauma do colonialismo e da migração vivido por Pi. Enquanto o final inconclusivo do romance questiona os limites entre a ficção e o real, o filme apresenta um final conclusivo, mas que só é explicitado ao espectador pela construção narrativa do aparato cinematográfico, capaz também de gerar múltiplos sentidos.Referências
AGUIAR, FLÁVIO. Literatura, cinema e televisão. In: Pelegrini, Tania et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003, p. 115-143.
CORSEUIL, Anelise R. A viagem, a memória e processos de adaptação em As aventuras de Pi: A sobrevivência através do ato de narrar. Scripta Uniandrade, v. 14, n. 1 (2016), p. 56-70
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema. Campinas/ São Paulo: Ed. Unicamp/ Edusp, 2013.
BRONISLAWSKI, Patricia. “’I’ll tell you a story that will make you believe’ in narratives: the role of metafiction in the novel and in the film Life of Pi”. 2015. 86 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
CUNHA, Rubelise da. "Life of Pi: a novel". Interfaces Brasil/Canadá, v. 3 n. 1 (2003), p. 235-237.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. “Is Adaptation Truly an Adaptation?” Ilha do Desterro Florianópolis nº 51 jul./dez. 2006. p. 217- 233
DUNCAN, Dodson. “Film Review: Life of Pi”. Duke Chronicle. <http://www.dukechronicle.com/articles/2012/12/06/film-review-life-pi>. Acesso, em 17/10/2013
FIALKOFF, Francine. "Too sensitized to plagiarism? A near-scandal reminds us that ideas still can't be copyrighted. (Inside Track)." Library Journal Dec. 2002: 100. Academic OneFile. Acesso em: 17 Oct. 2013
HUTCHEON, Linda. Narcissistic Narrative: The Metafictional Paradox. Waterloo, Ont.: Wilfrid Laurier UP, 1980.
______. Uma Teoria da Adaptação. Florianópolis: EDUFSC, 2011.
Life of Pi. Dir Ang Lee. 20th Century Fox, 2012.
MARTEL, Yann. A vida de Pi. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
SCLIAR, Moacyr. Max E Os Felinos. Porto Alegre, Rio Grande Do Sul: L & PM Editores, 2012.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Narrar o trauma – a questão dos testemunhos de catástrofes históricas.” Psicoligia Clínica, Rio De Janeiro, Vol.15, N.2, P.65 – 82, 2003.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro (UFSC), v. 51, p. 283-299, 2006.
STRATTON, Florence. "'Hollow at the Core': Deconstructing Yann Martel's Life of Pi". Studies in Canadian Literature/Etudes en Littérature Canadienne: 29.2 (2004), p. 5-21.
WAUGH, Patricia. Metafiction: The Theory and Practice of Self-conscious Fiction. London: Methuen, 1984.
WALKER, Janet. Trauma Cinema: Documenting Incest and the Holocaust. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press, 2005.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.